Concurso vestibular:

 

 A UERJ, por meio do Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) da Sub-reitoria de Graduação (SR-1), coordena, planeja e executa todo o processo de ingresso às carreiras da UERJ. O processo seletivo, referente à aferição de habilidades, competências e conteúdos do ensino médio, é constituído de duas fases distintas e obrigatórias: Exame de Qualificação e Exame Discursivo.

 

 O Exame de Qualificação (1ª fase) é aberto a candidatos que tenham concluído ou que estejam cursando o último ano do ensino médio. Ocorre em duas ocasiões durante o ano, sendo obrigatória a realização de pelo menos um dos exames, não havendo escolha de carreira. Realiza-se por meio de uma prova de múltipla escolha, comum a todos os candidatos inscritos, que visa à aferição de habilidades e competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania aplicado aos conteúdos básicos de disciplinas, agrupados nas três áreas do conhecimento, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aprovação no Exame de Qualificação não implica em inscrição automática para o Exame Discursivo, sendo obrigatória nova inscrição do candidato, específica para o Exame Discursivo.

 

 O Exame Discursivo (2ª fase) é aberto unicamente aos candidatos que tiverem obtido aprovação no Exame de Qualificação e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio, havendo nessa fase a escolha de carreira. Realiza-se em um único dia e é composto por uma prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação e duas provas de disciplinas específicas para a carreira escolhida pelo candidato, uma delas com peso dois, de forma a avaliar competências, habilidades e conteúdos pertinentes às diferentes instituições e carreiras. O resultado do processo seletivo para as carreiras da UERJ considera o somatório dos pontos obtidos pelo candidato nas provas do Exame Discursivo acrescido, para os candidatos das faixas A, B, C e D do Exame de Qualificação, de um bônus em pontuação, conforme o Edital de Convocação de cada Exame.

 

 A UERJ instituiu, desde 2004, para atender à Legislação, Concurso Vestibular por Sistema de Cotas para estudantes carentes, conforme artigo 5º da Lei nº 4151/03 que reserva 20% das vagas para estudantes da rede pública de ensino, 20% para negros e 5% para pessoas com deficiência nos termos da legislação em vigor e integrantes de minorias étnicas.

 

Mais informações acesse  http://www.vestibular.uerj.br/

 

Edital público para transferência de curso, externa e interna:

 

 Coordenado pela SR-1 e pelo IBRAG. Consiste na realização de prova de seleção escrita para ingresso no Curso de Ciências Biológicas. Aberto para estudantes de outras IES e para estudantes de outros cursos da UERJ. Prova de conteúdos básicos correspondentes à área de conhecimento do curso, com nota mínima para aprovação cinco. Preenchimento das vagas em ordem decrescente de classificação, segundo as normas complementares publicadas a cada edital.

 

Mais informações acesse  http://www.sr1.uerj.br/

 

Edital público de aproveitamento de estudos:

 

 Coordenado pela SR-1 e pelo IBRAG. Consiste na realização de prova seleção escrita para ingresso no Curso de Ciências Biológicas. Destinado aos portadores de diploma de curso superior em áreas definidas a cada edital, de acordo com a disponibilidade de vagas. Prova de conteúdos básicos da área de conhecimento relacionada ao curso.

 

Mais informações acesse  http://www.sr1.uerj.br/

 

Transferência ex-oficio:

 

 Destinada aos dependentes de militares na ativa, segundo a legislação vigente e disponibilidade de vagas.

 

 Mais informações acesse  http://www.sr1.uerj.br/

 

Intercâmbio:

 

 Convênio PEC-G (Programa de Estudante-convênio), oferecido pelo Governo Brasileiro aos países da África, da América Latina e do Caribe, de acordo com número de vagas disponíveis a cada semestre. A seleção dos estudantes é realizada pelo país de origem.

 

 Mais informações acesse  http://www.sr1.uerj.br/