Este é um livro paradidático de Divulgação Científica que aborda questões relacionadas às espécies exóticas invasoras e o perigo que representam para as espécies nativas. O sagui-da-serra-escuro é um primata endêmico da região de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro - encontrado também em outros estados brasileiros - que vem sofrendo com a presença de duas espécies do mesmo gênero (Callithrix) em seu território. O livro apresenta 18 páginas, contendo ilustrações e textos que contam a estória do Aurita (sagui-da-serra-escuro) e de como a presença de seus “primos” invasores influenciam negativamente a sobrevivência de outras espécies da Mata Atlântica. Nas páginas finais é possível encontrar orientações para que o professor trabalhe os conceitos abordados pelo livro com os alunos em sala de aula, ou em espaços não formais de ensino, como Unidades de Conservação, por exemplo. Ao final dessas sugestões, tem-se uma proposta de construção de um mapa conceitual pelos alunos, após a leitura do livro. O trabalho foi desenvolvido no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia – DECB/IBRAG.