A exposição "De Mendel a Venter: a evolução da ciência e o DNA", organizada pela professora Andréa Góes e equipe do Departamento de Ensino de Ciências e Biologia esteve aberta ao público na UERJ entre os dias 10 de abril e 15 de maio de 2013.

A exposição apresentou alguns dos acontecimentos históricos da ciência através do DNA, iniciando-se em 1865, com as observações de Mendel em seus estudos com as ervilhas. O percurso foi finalizado em 2010, quando Venter e sua epuipe tornaram viável uma bactéria a partir de um genoma sintético. Várias atividades interativas, com experimentos, jogos, vídeos e música foram realizadas no âmbito da exposição, tornando-a bastante atrativa.

A exposição teve um grande afluxo de público e foi visitada principalmente por grupos de alunos de escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro, por graduandos e pós-graduandos da UERJ, principalmente de Ciências Biológicas, Geologia e Pedagogia, por graduandos das universidades UFRJ, UFF, UNI-RO, UFRRJ, UVA, UGF, Celso Lisboa, FAMATH,  assim como pela escola de formação em Saúde da Marinha e de formação de professores do ISERJ.

Confira abaixo as fotos do evento

Membros do corpo da Escola de Saúde da Marinha visitando a exposição

Instalação “Admirável Mundo Novo”

Modelo de cariótipo humano no setor “Corrida espacial: desvendando a estrutura do DNA” mendel

Dermestário do setor “A história evolutiva dos organismos”

Instalação do setor “O enigma de Mendel”

Professora Andréa Góes, coordenadora do evento, com monitores da exposição, alunos de Ciências Biológicas da UERJ

Experimentação para o “teste de paternidade” no setor “Laços genéticos: marcas de impressão que deixam rastros”

Visitação do colégio Everest

Modelo de bactéria sintética no setor “A visão sintética de mundo: a escala Mega de Veter”

Linha do tempo

Os monitores Rômulo Paes Baptista e Priscila Stéfani Alves com Théo, filho da vice-diretora do IBRAG Norma Albarello no setor “Laços genéticos: marcas de impressão que deixam rastros”

A monitora Laís Henriques de Mattos com Théo realizando extração de DNA

Profa. Norma Albarello, Vice-diretora do IBRAG, com seu filho Théo, aluno do 4o. Ano do Cap-UERJ, visitam a exposição.