Profa. Elizabeth Rios proferindo a palestra da aula inaugural aos alunos do Curso de Ciências Biológicas de 2013/1.No dia 16 de abril, foi realizada a aula inaugural do Curso de Biológicas da UERJ. Dando início ao evento, o Diretor do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG/UERJ), Prof. Jorge José de Carvalho, deu as boas vindas aos calouros e falou sobre as oportunidades que todos terão durante o período de graduação.

A professora Norma Albarello, Vice-diretora do IBRAG, apresentou a Professora Rejane de Oliveira Freitas, pedagoga que atende ao IBRAG pelo DEP (Depto. de Orientação e Supervisão Pedagógica), para fazer uma breve exposição sobre os procedimentos dos alunos em relação às inscrições em disciplinas, apresentar a Grade Curricular e o Guia do Aluno, que foi distribuído a todos os presentes. A Professora Elizabeth dos Santos Rios, docente do Departamento de Ecologia (DECOL/IBRAG) e Diretora-secretária do Conselho Regional de Biologia 2º Região RJ/ES (CRBio-02), falou sobre o tema “Direitos e deveres do biólogo: o papel do CRBio-02”.

Além de professores do IBRAG, o evento também contou com a presença dos funcionários das biblioteca que atendem aos alunos do IBRAG: Sra. Ângela da Silva Velho, da Biblioteca Biomédica A (CB/A), situada no Pavilhão Américo Piquet Carneiro e o Sr. Rinaldo Cavalcante Magallon, da Biblioteca de Ciência e Tecnologia A , do Pavilhão João Lyra Filho. Ambos explicaram os recursos e procedimentos para acesso aos acervos. Ao final do encontro, os alunos receberam as Agendas/2013 do Sistema CFBio/CRBios, gentilmente cedidas pelo CRBio-02.

Visão parcial do auditório. Na primeira fileira, da esquerda para a direita, Profa. Norma Albarello, Vice-diretora do IBRAG, Prof. Jorge Carvalho, Diretor do IBRAG e os professores Cátia Callado, Sebastião da Silva Neto e Antônio Carlos Freitas (atrás).

Prof. Jorge Carvalho recebendo os novos alunos do Curso de Biológicas da UERJ. Nas primeiras fileiras, da esquerda para a direita, a pedagoga do DEP, Rejane de Oliveira Freitas, e os funcionários das bibliotecas que atendem aos alunos do IBRAG: Ângela da Silva Velho e Rinaldo Cavalcante Magallon.

O bibliotecário Rinaldo Cavalcante Magallon fala aos novos alunos do Curso de Biológicas da UERJ sobre os procedimentos e recursos das bibliotecas.

A bibliotecária Ângela Velho conversa com os alunos sobre o atendimento na Biblioteca CB/A.

Após a aula inaugural, nos dias 17 e 19 de abril, foi realizada a visita guiada na Biblioteca CB/A para cerca de 20 alunos do Curso de Ciências Biológicas. Nesta visita, as bibliotecárias Ângela Velho e Rosemarie Dias de Carvalho apresentaram os serviços, os produtos e funcionamento da Biblioteca. Ao final, foram sorteados os livros "Microbiologia" e "Biologia Celular e Molecular" e as alunas contempladas foram Maria Júlia Groppa Rodrigues e Luísa Adida de Moura, respectivamente.

Participantes da visita guiada do dia 17 de abril. Da esquerda para a direita, a bibliotecária Ângela Velho e a aluna Maria Júlia.

Participantes da visita guiada do dia 19 de abril. Da direita para a esquerda, a bibliotecária Rosemarie Dias de Carvalho e a aluna Luísa Adida de Moura.