- Pimentel, MMG; Santos-Rebouças, CB; Gallo, CVM. Genética Essencial. 1ª ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2013.   Elaborada com texto claro e objetivo, Genética Essencial reúne os principais assuntos da área. A genética molecular é abordada em detalhes, mostrando como o material genético se organiza no interior das células, como a informação biológica é perpetuada e como ela é expressa pelos genes. O texto mostra de forma objetiva como as alterações nesses processos, quando não reparadas, podem levar ao surgimento de doenças. O texto também descreve como os cromossomos se dividem e como as alterações no processo de divisão celular podem resultar em fenótipos anormais. São discutidos ainda os diferentes tipos de herança existentes, os conceitos relacionados com a genética bioquímica, imunogenética e genética do câncer. A dinâmica dos genes nas populações, explorando os mecanismos pelos quais as forças evolutivas atuam também é abordada assim como são descritas diversas técnicas moleculares utilizadas atualmente em Genética.

O formato “Essencial” beneficia alunos e professores, possibilitando ao estudante assimilar as informações complexas da Genética de modo autoexplicativo e provendo o docente de uma seleção de conteúdos que inclui o planejamento das atividades didáticas e a utilização de modelos para avaliação do conhecimento do aluno.