O Prof. Jorge José de Carvalho, Diretor do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG/UERJ), deu as boas vindas aos calouros passando a palavra à professora Norma Albarello, Vice-diretora do IBRAG, que também falou sobre as oportunidades durante o período de graduação.No dia 25 de agosto foi realizada a aula inaugural do Curso de Ciências Biológicas da UERJ, turma 2015/2, tendo como tema “A CIÊNCIA NO MANTO DE GELO DA ANTÁRTICA: A CONTRIBUIÇÃO DA UERJ”, com o Prof. Dr. Heitor Evangelista da Silva, docente do Departamento de Biofísica e Biometria do IBRAG e pesquisador do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais - LARAMG e do INCT Criosfera.
Dando início ao evento, o Diretor do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG/UERJ), Prof. Jorge José de Carvalho, deu as boas vindas aos calouros e falou sobre as oportunidades que todos terão durante o período de graduação. A professora Norma Albarello, Vice-diretora do IBRAG, também falou da estrutura universitária, incluindo as Sub-reitorias, o NACE – Núcleo de Acolhida ao Estudante, e informou sobre o convênio recentemente firmado com a Secretaria Municipal de Saúde para realização de estágios.
Também participaram da abertura do evento o Prof. Mário Sérgio Alves Carneiro, Diretor do Centro Biomédico e os os funcionários das bibliotecas que atendem aos alunos do IBRAG: Sra. Ângela da Silva Velho, da Biblioteca Biomédica A (CB/A), situada no Pavilhão Américo Piquet Carneiro e o Sr. Rinaldo Cavalcante Magallon, da Biblioteca de Ciência e Tecnologia A, do Pavilhão João Lyra Filho. Ambos explicaram os recursos e procedimentos para acesso aos acervos. O evento também contou com a presença dos professores Marcelo Lima, Coordenador de Graduação e Antônio Carlos Freitas, pesquisador do LARAMG, além de alunos de outros períodos do Curso de Biológicas.
O professor Heitor Evangelista trouxe importantes informações sobre a atuação da UERJ na Antártica e a ação multidisciplinar das pesquisas.

Prof. Mário Sérgio Carneiro, Diretor do Centro Biomédico, participa da abertura do evento.

Os funcionários das bibliotecas que atendem aos alunos do IBRAG: Ângela da Silva Velho e Rinaldo C.Magallon.

Professor Marcelo Lima, Coordenador de Graduação do IBRAG, informa sobre os procedimentos acadêmicos.

Professor Heitor Evangelista durante a palestra.

Vista parcial do público no auditório do Instituto de Química.

Professora Norma Albarello com o professor Heitor Evangelista, após o debate com o público.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes

Aula Inaugural

IBRAG

2015/2

A CIÊNCIA NO MANTO DE GELO DA ANTÁRTICA:
A CONTRIBUIÇÃO DA UERJ.

Palestrante: Prof. Dr. Heitor Evangelista da Silva
Departamento de Biofísica e Biometria - DBB/IBRAG
Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais - LARAMG
Data: 25/08/2015, 3ª feira, às 13:30h
Local: Auditório 421, 4º. andar do Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha (PHLC)

Após a aula inaugural, no dia 01 de setembro, os novos alunos do Curso de Ciências Biológicas participaram de mais uma Visita Guiada realizada pela Biblioteca CB/A. A atividade foi conduzida pelas bibliotecárias Ana Rachel Fonseca e Ângela Velho (foto), contando com a participação da estagiária Daniela Castro. Ao final, foi sorteado um livro de “Embriologia Clinica”. O aluno Gabriel Guarino foi o contemplado.