A reunião mensal do Conselho Superior da FAPERJ, realizada na última sexta, 22 de março, na sala de reuniões da Fundação, marcou a posse de Eliete Bouskela, como sua nova presidente. Médica, professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), além de Cientista do Nosso Estado, Eliete, que já era membro do Conselho, tem experiência na área de fisiologia cardiovascular (microcirculação) e pesquisa clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da reatividade microvascular nos choques séptico e hemorrágico, e disfunção endotelial e microvascular em diabetes e obesidade.
   Para a nova presidente, o trabalho da FAPERJ para o desenvolvimento fluminense ganha maior destaque no atual contexto de restrição orçamentária para as agências federais de fomento à ciência, tecnologia e inovação. Em 1994, a médica fundou o Laboratório de Pesquisas em Microcirculação (LPM), na Uerj, para avaliar pacientes e modelos experimentais de doenças. Sua hipótese de trabalho é que a disfunção microvascular e endotelial precede a disfunção macrovascular. O LPM investiga, em pacientes, doenças reumatológicas e cardiometabólicas (diabetes mellitus, hipertensão, síndrome metabólica, obesidade e sobrepeso).
 
 
   Os resultados dos estudos desenvolvidos pela médica mostram que, mesmo que ainda não estejam obesas, mulheres jovens com sobrepeso já apresentam problemas na microcirculação. Eliete, que é membro titular e atual secretária da Academia Nacional de Medicina, em 2008 foi a primeira médica brasileira na história a ser eleita para a Academia Francesa de Medicina
 
Fonte:FAPERJ