Estudo da Uerj avalia distúrbios comportamentais em filhos de mães que consumiram álcool nos últimos meses de gestação Vimpocetina gera efeitos positivos em roedores
 
RIO - A vimpocetina, remédio geralmente usado no tratamento a sequelas de derrames, pode reverter os efeitos dos distúrbios neurocomportamentais causados pelo consumo de álcool durante a gestação. É o que diz estudo da Uerj. A pesquisa ainda está em andamento, mas os cientistas já demonstram os primeiros resultados em camundongos.
 
Após a injeção do medicamento no peritônio, os roedores apresentaram mais facilidades no aprendizado, menos déficit de atenção e até maior capacidade de sociabilização. As dificuldades nestes quesitos costumam aparecer em filhos de mães que ingerem álcool nos últimos meses de gestação.
 
A substância costuma eliminar neurônios, o que prejudica o desenvolvimento do sistema nervoso. Cláudio Filgueira, professor de fisiologia do Departamento de Ciência Fisiológica da UERJ, observou, porém, que não só mata, como altera o funcionamento das células.
 
— Esta é uma novidade. Com a vimpocetina, porém, conseguimos eliminar a enzima que controla as transmissões entre os neurônios e ampliar este "diálogo". Ainda falta muito para termos alguma conclusão sobre a possibilidade do uso deste remédio em humanos, mas pode ser uma possibilidade no futuro — diz.
 
 
 
Fonte: Oglobo