Alunos brasileiros levam duas medalhas de Ouro e duas de Prata na VI Olimpíada Ibero Americana de Biologia realizada na cidade de Cascais Portugal no período de 3 a 7 de Setembro de 2012.

Todos os quatro alunos que compuseram a delegação brasileira liderada pelo biólogo José Carlos Pelielo da UERJ receberam medalhas.

A Olimpíada Brasileira de Biologia é organizada desde 2005 pela Associação Nacional de Biossegurança- ANBio, com o objetivo de incentivar o interesse pelas Ciências da Vida em alunos do ensino médio.

“Mesmo com as dificuldades de recursos temos conseguido levar nosso ideal adiante, de melhorar as condições de ensino no país através do incentivo de alunos no campo da Biologia”, menciona a Presidente da ANBio Dra. Leila Macedo.

Os alunos Leonardo Affonso Costa e Antonio Pedro Souza Vieira receberam medalha de Ouro em Portugal e os alunos Ivan Tadeu Antunes Filho e Jessica Silva Lopes foram condecorados com medalha de Prata.

“Tivemos grande orgulho de pela primeira vez termos um aluno de escola pública (Leonardo Costa) competindo em uma Olimpíada Internacional e ainda por cima ganhando medalha de Ouro”, disse com grande júbilo o Prof. Rubens Oda, Coordenador Nacional de Olimpíada de Biologia.

Apesar de todos os percalços, pois até o último momento a delegação brasileira não havia confirmado sua participação, tendo em vista não terem conseguido recursos suficientes para a compra de passagens internacionais para Portugal para os 6 membros da delegação brasileira (quatro alunos e dois professores). “Na última hora tivemos que abrir mão de um professor e a delegação foi incompleta apenas com um líder e os 4 alunos”, disse Leila.

Graças ao apoio das escolas dos alunos (Colégio Farias Brito) que pagaram as passagens de seus alunos classificados e do Colégio Objetivo, que além de pagar a passagem do aluno de sua escola classificado, apoiou a delegação brasileira pagando a passagem do Prof. José Pelielo, pois na última hora a UERJ afirmou não ter recursos para comprar a passagem do mesmo. O esforço do nosso medalhista de escola pública foi ainda maior, pois sua mãe teve que vender rifas da bicicleta que o aluno ganhou de sua escola para completar o valor de sua passagem, parcialmente paga pelo Colégio público CAP Coluni (UFV).

Menção honrosa também devemos prestar ao Coordenador da Olimpíada Ibero Americana Prof. Doutor José Mattos, que também preside a Ordem dos Biólogos de Portugal e que apoiou a estadia e despesas da delegação brasileira. “É uma vergonha, o Brasil investir tanto em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo e não ter sensibilidade para investir em competições internacionais que estimulem o conhecimento e levam o nome do Brasil para todo o mundo, como a Olimpíada de Biologia”, disse a presidenta da ANBio com indignação. A delegação Brasileira foi a única  na Olimpíada Ibero Americana em Portugal que não foi recepcionada pelo seu Embaixador.

Isso mostra o descaso do país com o ensino da Biologia e com a Olimpíada Brasileira de Biologia. “Entretanto, nosso maior trunfo foram as medalhas de Ouro e Prata que conquistamos lá fora e que mostra que estamos no caminho certo”, afirma o Coordenador Nacional da OBB.

Esperamos que este resultado obtido para o Brasil em Portugal sirva para convencer o Governo e empresários parceiros da importância de investirem na formação desses profissionais e no fortalecimento da Olimpíada de Biologia.

Fonte: ANBio