Três projetos para atualização dos acervos bibliográficos da Universidade foram contemplados com financiamento previsto no edital Faperj n° 06/2012, de Apoio à Atualização de Acervos Bibliográficos nas instituições de ensino superior e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. O resultado foi divulgado no início de maio e a verba é direcionada exclusivamente para a compra de livros e periódicos em outros meios, caso dos livros eletrônicos (e-books), destinados à pesquisa científica e tecnológica.

Estudantes dos quatro centros setoriais serão beneficiados com a atualização dos acervos. Os projetos vencedores somam R$ 600 mil e foram encaminhados pelas unidades acadêmicas por meio da Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, com apoio da Rede Sirius e da Sub-reitoria de Graduação. No total foram solicitados 4.305 novos títulos, representando 9.145 volumes. Posteriormente, a Faperj irá divulgar o valor efetivo contemplado para cada um dos três projetos. A expectativa é de que até o final do ano parte dos novos acervos já estejam disponíveis nas bibliotecas.

Para a diretora da Rede Sirius, Rosangela Aguiar Salles, os recursos captados em editais têm melhorado a infraestrutura de pesquisa e ensino e auxiliado a excelência acadêmica: "Tudo isso tem colaborado para o entendimento de que a biblioteca é um espaço que sempre contribui ao longo da formação de alunos de graduação, pós-graduação e extensão da Universidade". O professor do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Israel Felzenszwalb, foi responsável pelo projeto de atualização bibliográfica do Centro Biomédico (CBio). O professor destaca que uma boa biblioteca é requisito importante na avaliação dos cursos de graduação e de pós-graduação: "Ao sermos contemplados no edital Faperj, estamos colaborando para que a nossa graduação e pós-graduação sejam mais bem avaliadas e conceituadas". O professor do Instituto de Física Luís Antonio Mota, do Centro de Tecnologia e Ciências, também com projeto contemplado pelo edital, concorda: "É essencial termos um acervo atualizado e em número suficiente em nossas bibliotecas."

Os centros de Educação e Humanidades e de Ciências Sociais receberam verbas a partir do projeto encaminhado da professora Alice Casimiro Lopes, da Faculdade de Educação. Ela destaca que, com a ampliação da pesquisa e da pós-graduação na Universidade nos últimos anos é vital que as bibliotecas se mantenham atualizadas. "O edital da Faperj garante tais recursos e permite que tenhamos apoio bibliográfico para a pesquisa e a pós-graduação. Com isso, conseguimos efeitos positivos na graduação, pois a melhoria da pós-graduação reflete na qualidade do ensino na graduação, uma vez que temos professores atualizados, mais verbas para infraestrutura e mais intercâmbios entre graduação e pós".

Fonte: UERJ em dia