Gabriela Neves, Paula Bareira e Nathália Andrade com a Profa. Leila Lopes Bezerra   A International Society for Human and Animal Mycology (ISHAM) acaba de agraciar com o prêmio ISHAM Travel Award 2012, Nathália Curty Andrade, que defendeu em abril 2012 seu doutorado e é, atualmente, professora substituta no DBCel.  O trabalho intitulado “ The overexpression of a cell wall galactosaminogalactan by the ugm1 mutant of Aspergillus fumigatus activates human endothelial cells”  foi selecionado entre 117 trabalhos concorrentes do mundo inteiro. A lista dos 25 agraciados foi divulgada neste domingo pelo ISHAM Newsletters (Travel Grants at http://www.isham.org/ISHAMnews/index.html).

Os estudantes agraciados apresentarão seus trabalhos no 18th Congress of the International Society for Human and Animal Mycology,  em Berlim.

Já é o segundo prêmio internacional recebido, no ano de 2012,  pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no LMCProt relativo ao modelo de estudo da interação do fungo patogênico Aspergillus fumigatus  com células endoteliais. Este modelo foi estabelecido em 2001 pela Profa. Leila Lopes Bezerra, coordenadora do LMCProt e orientadora das duas estudantes,  durante seu pos-doutoramento na UCLA  e  foi publicado na Blood.  O outro prêmio foi outorgado à estudante do LMCprot, Gabriela W. Neves, doutoranda do Fisclinex, para apresentação do seu trabalho de dissertação de mestrado no Congresso Internacional “5th Advances against Aspergillosis”, em Istambul, Turquia.  Além disto,  cabe destaque que parte da monografia de bacharelado da estudante Gabriela W. Neves  e da tese de doutorado de Paula K. Barreira, atual pós-doutoranda do Fisclinex no LMCProt,  acaba de ser publicado na revista PlosOne.

O trabalho a ser apresentado no ISHAM 2012 tem como co-autoras estas três  estudantes e foi integralmente desenvolvido no LMCProt, contando com a colaboração da Unité des Aspergillus, do Instituto Pasteur, que desenvolveu a mutante Δugm1 de A. fumigatus.