Por Alessandra Alves Thole - Chefe do DHE

A Drª. Erika Cortez, professora visitante do Departamento de Histologia e Embriologia (DHE), recebeu o prêmio “Transcontinental Youth Travel Fund” concedido pela Federação das Sociedades Européias de Bioquímica (FEBS) para participar do evento MiPsummer 2012 - FEBS Workshop, de 7 a 13 de julho na Universidade de Cambridge, Reino Unido.

Foram concedidos 15 prêmios, sendo que 12 para participantes oriundos de países europeus e 3 para participantes de países não-europeus. O critério de seleção foi baseado em análise do currículo e do resumo do trabalho.

O resumo submetido apresenta resultados iniciais do seu projeto, intitulado “Morfofisiologia mitocondrial de células-tronco de medula óssea de camundongos obesos e sua capacidade regenerativa na cardiomiopatia induzida pela obesidade”, desenvolvido no Laboratório Cultura de Células, do DHE, em colaboração com o Laboratório de Fisiologia da Nutrição e Desenvolvimento, do departamento de Ciências Fisiológicas (DCF).

A Profª Erika é bióloga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi aluna de iniciação científica durante o período de graduação (1999-2002) no Laboratório Cultura de Células, do DHE, onde também desenvolveu sua dissertação de mestrado (PG em Morfologia/BHEx – 2003-2004) e sua tese de doutorado (PG FISCLINEX – 2005-2007), sob a orientação da Profª. Drª. Laís de Carvalho.  Em 2009, iniciou o pós-doutorado no Laboratório de Fisiologia da Nutrição e Desenvolvimento, DCF, com bolsa FAPERJ-PNPD (E-26/101.873/2009), sob supervisão do Profº. Dr. Anibal Sanchez Moura. Em março de 2012 ingressou no quadro docente do DHE como professora visitante.