Claudia Rainho, atualmente doutoranda do PPGB, teve parte de se trabalho de mestrado recentemente publicado (Educational Research (ISSN: 2141-5161) Vol. 3(2) pp. 155-158 February 2012). Seu trabalho integra projeto do LABMUT (Laboratório de Mutagênese Ambiental) contemplado em Edital Faperj ESTUDO DE SOLUÇÕES PARA MEIO AMBIENTE - RJ - Estudo de Agentes Mutagênicos Presentes no Ar Atmosférico no Túnel Rebouças e na Avenida Brasil, Utilizando Tradescantia pallida var. Purpurea, no qual buscamos também divulgar ciência.

 
   A Educação Ambiental (EA) é um dos caminhos para a formação de pessoas capazes de lidar com problemas e conflitos socioambientais. A EA objetiva a conscientização da população quanto aos problemas causados à saúde humana e ao planeta. No presente trabalho enfocamos a problemática da poluição do ar atmosférico. Trabalhamos com alunos do Ensino Fundamental (EF) e do grupo Educação de Jovens e Adultos (EJA), ambos do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Leonel de Moura Brizola. Os alunos do EF ouviram um conto e após foram desafiados a confeccionar cartazes sobre a problemática estabelecida.
 
   Os alunos do EJA atenderam a uma palestra abordando os malefícios causados pela poluição atmosférica seguida de um debate, que contou com a participação dos professores. Nossas observações sugerem que o tema apresentado foi compreendido. Os dois grupos foram capazes de apontar soluções para a diminuição da emissão de poluentes. Verificamos que os alunos do EF se destacaram quanto à participação. Sugerimos que trabalhos relacionados à EA devem focar aos interesses específicos dos educandos.