Que tal uma banana para melhorar o humor? Ou castanhas para deixar a tristeza de lado? Se você anda "pra baixo", acredite: a alimentação pode ajudar a reverter esse quadro. Isso porque alguns ingredientes têm impacto sobre o cérebro e, consequentemente, influenciam nosso comportamento. O assunto é alvo de pesquisas ao redor do mundo, inclusive relacionadas a questões mais sérias, como a depressão. Na Inglaterra, a mais recente delas, conduzida pelo instituto Food and Mood, acompanhou 200 pessoas. Elas passaram duas semanas à base de uma dieta rica em certos legumes, verduras, frutas, carnes magras e castanhas. Resultado? A experiência mostrou que 26% tiveram uma melhora no humor.
 
   Professor da Uerj e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, Sergio Luis Schmidt explica que alguns alimentos fazem com que o organismo produza serotonina (um neurotransmissor, ou seja, substância envolvida na comunicação entre os neurônios), capaz de melhorar o humor de um modo geral.
 
   - Os alimentos ricos no aminoácido triptofano fazem com que a serotonina seja produzida no organismo. Entre eles estão banana, peixe, leite, queijo branco, iogurte desnatado, nozes, grão-de-bico e feijão - diz o médico.
 
   Os chamados "carboidratos do bem", como pães e cereais integrais, também fornecem uma dose extra de serotonina. No cardápio, é bom incluir ainda as "proteínas da alegria". É que elas têm tirosina, aminoácido que está relacionado à produção de dopamina e adrenalina, substâncias químicas mais conhecidas por promover o estado de alerta, mas também fontes de entusiasmo. Por isso, é recomendável caprichar no cardápio com itens como peixes, aves sem pele, ovos e castanhas.
 
   Uma pitadinha de pimenta vermelha também colabora com o humor: é outro ingrediente que ajuda a liberar as "inas" - no caso, noradrenalina e adrenalina.
 
   Para um paciente que andava se queixando de mudanças repentinas no ânimo, a nutricionista Tania Bottino montou o cardápio que você vê acima. No café da manhã, o suco batido de laranja e limão, duas frutas ricas em potássio, é potencializado graças à hortelã. O potássio ajuda a regular a atividade neuromuscular, que pode ser responsável por certa inquietude e mal-estar. Melancia, melão e as frutas secas também contêm potássio.
 
   - Incluí ainda a lecitina de soja, um pozinho que pode ser misturado ao iogurte, é fácil de consumir e age no cérebro. É ótimo para quem sofre de tensão pré-menstrual. Uns três ou quatro dias à base de uma dieta assim já influencia o humor da pessoa - defende Tania Bottino.
 
   E para fazer, literalmente, a alegria de quem não resiste a um docinho, o chocolate é, como se sabe, destaque deste menu. A nutricionista Cristina Martins explica que o cacau, substância que estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental, a função cognitiva e tem grande impacto positivo sobre o humor.
 
   - Está de dieta? Fugindo do chocolate? Pode usar o cacau concentrado em pó batido com suco, vitaminas ou sobre as frutas - ensina a médica.
 
   Mel é outro ingrediente que pode adoçar a vida em todos os sentidos. Mas nada de exageros: não adianta afogar as mágoas em quilos de chocolate ou colheradas de mel porque o efeito pode ser o inverso.
 
   - O açúcar, ou melhor, os carboidratos refinados, estimulam a hiperprodução de insulina. O excesso desse hormônio derruba a concentração da serotonina, levando a picos de mau humor - esclarece o médico Cristiano Merheb, especialista em Nutrologia.
 
   E olha que uma pesquisa do IBGE acaba de mostrar que o brasileiro gosta de exagerar no açúcar: mais de 60% da população ultrapassam os limites de consumo de doces. O mesmo relatório ainda apontou que a ingestão diária de frutas, legumes e verduras está abaixo dos níveis recomendados pelo Ministério da Saúde (400g) na dieta de mais de 90% da população. Péssimo para o humor. Em compensação, o bom e velho feijão preto entra firme e forte no cardápio do brasileiro para contribuir com o astral.
 
Fonte: O Globo