Neste ano, o VII Encontro da SBEEL foi realizado na cidade de Rio Grande (RS), no período de 7 a 12 de agosto de 2011, e teve o objetivo geral de promover o intercâmbio de conhecimentos, o planejamento de pesquisas e das ações de conservação e pesca dos elasmobrânquios do Brasil e dos paises vizinhos. Esse objetivo foi alcançado através da apresentação de trabalhos científicos e das atividades temáticas desenvolvidas. Foram convidados especialistas, e organizadas conferências, mesas-redondas, oficinas e mini-cursos. O VII Encontro da SBEEL foi um evento aberto à participação da comunidade científica e acadêmica do Brasil e do exterior e aconteceu no  Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande.

   Pela primeira vez foi instituído o Prêmio de Mérito Científico “Carolus Maria Vooren” para o melhor trabalho em poster e o melhor trabalho em comunicação oral.
O Dr. Vooren, é um holandês que se aposentou este ano e que há 30 anos vem desenvolvendo trabalho sobre biologia de tubarões e raias no extremo sul do Brasil  ampliando o conhecimento das nossas espécies e que também fez escola, orientando várias pessoas.  

   O trabalho intitulado “Anatomia esquelética da nadadeira caudal de Cacharhiniformes: padrões”, desenvolvido pelo Prof. Dr. Ulisses Leite Gomes e seu estagiário Renan Andrade Moreira(Laboratório de Taxonomia de Elasmobrânquios do Departamento de Zoologia do IBRAG) recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado na sessão de pôsteres desse evento.


  A aluna Ingrid Mattos, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biociências do IBRAG- UERJ, foi contemplada com prêmio Marie Stopes Student Travel Grant 2011 através da Willi Hennig Society para participar do evento promovido por esta sociedade, o Meeting Hennig que aconteceu em São José do Rio Preto – SP nos dias 29 julho a 02 agosto de 2011. Foram submetidas inúmeras propostas sendo a nossa uma das selecionadas para ser fomentada. A Willi Hennig Society é uma sociedade internacional que agrega pesquisadores que trabalham nas áreas de reconstrução filogenética, biogeografia, métodos cladísticos e conceitos e princípios de sistemática

 

                                                   Leia abaixo na íntegra as duas notícias 

 

 

 

    A Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios(Tubarões e Raias), SBEEL, é uma entidade civil de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, fundada em 1º de agosto de 1997. Essa Sociedade teve como origem o Grupo de Trabalho sobre Pesca e Pesquisa de Tubarões e Raias no Brasil, o qual, desde 1985, reunia-se em encontros bianuais para discutir e divulgar os resultados das pesquisas de seus membros. Desde sua fundação, a SBEEL vem crescendo e assumindo posição nacional e internacional como órgão maior de concentração de especialistas em tubarões e raias no Brasil.

 Junto às suas congêneres, sociedades americana e européia para o estudo de elasmobrânquios, formam os maiores foros de discussão sobre o tema em todo o mundo, formando opiniões, propondo ações e com isso auxiliando e fiscalizando os governos nas tomadas de decisões através de recursos humanos altamente qualificados.

Entre os principais objetivos da SBEEL estão:

1) congregar estudiosos em estudos de elasmobrânquios; 
2) promover, estimular e apoiar estudos sobre elasmobrânquios nas áreas do ensino, pesquisa e extensão; 
3) zelar pela conservação e utilização racional da fauna de elasmobrânquios; 
4) assessorar e emitir pareceres a entidades oficiais ou particulares relativamente aos elasmobrânquios; 
5) estabelecer convênios e promover intercâmbio com sociedades afins em todo mundo, com vistas a ampliar o conhecimento sobre esse grupo e 
6) contribuir para a conservação dos ecossistemas aquáticos nos termos da legislação vigente.

   Neste ano, o VII Encontro da SBEEL foi realizado na cidade de Rio Grande (RS), no período de 7 a 12 de agosto de 2011, e teve o objetivo geral de promover o intercâmbio de conhecimentos, o planejamento de pesquisas e das ações de conservação e pesca dos elasmobrânquios do Brasil e dos paises vizinhos. Esse objetivo foi alcançado através da apresentação de trabalhos científicos e das atividades temáticas desenvolvidas. Foram convidados especialistas, e organizadas conferências, mesas-redondas, oficinas e mini-cursos. O VII Encontro da SBEEL foi um evento aberto à participação da comunidade científica e acadêmica do Brasil e do exterior e aconteceu no  Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande.

   Pela primeira vez foi instituído o Prêmio de Mérito Científico “Carolus Maria Vooren” para o melhor trabalho em poster e o melhor trabalho em comunicação oral.
O Dr. Vooren, é um holandês que se aposentou este ano e que há 30 anos vem desenvolvendo trabalho sobre biologia de tubarões e raias no extremo sul do Brasil  ampliando o conhecimento das nossas espécies e que também fez escola, orientando várias pessoas.  

   O trabalho intitulado “Anatomia esquelética da nadadeira caudal de Cacharhiniformes: padrões”, desenvolvido pelo Prof. Dr. Ulisses Leite Gomes e seu estagiário Renan Andrade Moreira (Laboratório de Taxonomia de Elasmobrânquios do Departamento de Zoologia do IBRAG) recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado na sessão de pôsteres desse evento.

 


 
   A aluna Ingrid Mattos, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biociências da UERJ, foi contemplada com prêmio Marie Stopes Student Travel Grant 2011 através da Willi Hennig Society para participar do evento promovido por esta sociedade, o Meeting Hennig que aconteceu em São José do Rio Preto – SP nos dias 29 julho a 02 agosto de 2011. Foram submetidas inúmeras propostas sendo a nossa uma das selecionadas para ser fomentada. A Willi Hennig Society é uma sociedade internacional que agrega pesquisadores que trabalham nas áreas de reconstrução filogenética, biogeografia, métodos cladísticos e conceitos e princípios de sistemática.

   
   Existe uma grande ênfase em trazer estudantes destas áreas de pesquisa, de tal forma que a Willi Hennig Society oferece prêmios para os alunos de doutorado e recém-doutores. Para concorrer é necessário enviar um projeto concluído em inglês, currículo, justificativas relacionadas ao projeto e previsão de despesas. Os prêmios são conferidos se uma maioria de juízes concorda que uma apresentação é digna de reconhecimento. O projeto de pesquisa agraciado com o prêmio foi o objeto de estudo da aluna no mestrado concluído em fevereiro deste ano pelo PPGB.

   O estudo determinou a variação de caracteres morfométricos, polifenismo em machos, variação de estruturas com conhecido dimorfismo sexual e padrões alométricos que permitiram entender a evolução destas características pela otimização dos caracteres do dimorfismo sexual e de machos em uma reconstrução filogenética de Ptychoderes publicada pela estudante em 2010 no Annals of the Entomological Society of America . Clique aqui para ver o artigo completo.