Roberto Alcântara Gomes   "20 anos sem Roberto Alcântara Gomes" é o título do tributo ao Professor Roberto Alcântara Gomes, no ano em que completaria 70 anos. A cerimônia será na próxima segunda-feira, 15 de agosto, às 9h30min, na Capela Ecumênica, campus Maracanã.

Roberto Alcântara Gomes foi incentivador da área de pós-graduação na Universidade, como o primeiro diretor do Instituto de Biologia e o primeiro Sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa. Roberto Alcantara Gomes 1991 graduou-se em Física em 1961 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1964. Seu interesse em biofísica ocorreu naturalmente.

Nessa área obteve o título de Doutor em Biofísica no Instituto de Biofísica da UFRJ, em seguida realizando o pós-doutorado no laboratório do Prof. Dr. Roger Monier em Marseilles, estudando biossíntese de ribossomas. Posteriormente, seu interesse migrou para os efeitos letais e mutagênicos de metabólitos oxidantes e de radiações ionizantes, e por fim se dedicou à área de mutagênese ambiental. Faleceu aos 50 anos em 30 de agosto de 1991.