Na exposição “Natureza, arte e ciência em foco”, a equipe da linha de pesquisa em Fotografia Científica Ambiental do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais – LARAMG, do Departamento de Biofísica e Biometria do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes/UERJ, apresenta, a partir do dia 27 de julho, na Galeria Gustavo Schnoor do Centro Cultural da UERJ, uma série de fotografias decorrentes da observação dos aspectos da natureza, proporcionando uma aproximação entre Ciência e Arte através da percepção visual.
 
   
   A exposição apresenta ao público um conjunto de 33 imagens produzidas entre 2006 e 2010. São retratados, na sua maioria, detalhes de animais e plantas típicos da Mata Atlântica. Desta maneira, o LARAMG ajuda no processo de reconhecimento e preservação da biodiversidade local.
 
   A intenção da exposição é mostrar, através da fotografia, o “aspecto sensível” da natureza, e então revelar a diversidade de cores, formas e padrões, intrincados e exuberantes. Os componentes da equipe não se limitaram ao registro documental. Usando enquadramento e princípios de composição, o propósito dos expositores é evidenciar aquilo que pode passar despercebido a um olhar desavisado, tornando visível um universo que pode estar oculto numa folhagem, na concavidade de um vegetal ou nos olhos de um animal.
 
   A equipe do LARAMG é composta por Antônio Carlos de Freitas, Heloísa Guillobel, Marcia Moura Franco, Alexandre Castagna Mourão e Lima, Juliana de Figueiredo Melo, Juliana de Sousa Nogueira, Lavínia de Carvalho Brito, Priscila Portela d' Oliveira, Roberta Liz Oliveira Hering, Robinson Mario Carvajal Galleguillos e Waisenhowerk Vieira de Melo.