Por Sonia Barbosa
 
    O aluno Igor Christo Miyahira, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução, foi um dos vencedores do prêmio Conchologists of America Grants to Malacology 2011. Foram submetidas 36 propostas sendo a nossa uma das selecionadas para ser fomentada. A Conchologists of America (COA) é uma sociedade norte-americana que agrega colecionadores de conchas amadores e malacólogos profissionais. Desde 1985 a entidade financia pesquisas com moluscos, inicialmente restringindo-se aos candidatos apenas dos Estados Unidos e posteriormente abrangendo propostas de todo o mundo. Para concorrer é necessário enviar um projeto em inglês, cronograma e previsão de despesas. Em contrapartida, os pesquisadores selecionados devem produzir um artigo a ser publicado no periódico do COA, o American
Conchologist. 
 
   O projeto de pesquisa agraciado com o prêmio tem por objetivo estudar os bivalves de água doce do gênero Diplodon (Paleoheterodonta: Hyriidae), conhecidos popularmente como mariscos de água doce. Os estudos com esses bivalves ainda são muitos restritos, principalmente no sudeste brasileiro. As ameaças enfrentadas por eles são diametralmente opostas ao conhecimento disponível: por exemplo, no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção do Brasil constam 10 espécies deste gênero. Este é um típico caso de perda da nossa biodiversidade sem ao menos conhecê-la. Para evitar esse tipo de perda é importante não só conservar o ambiente, mas estudar os animais que nele vivem.
   Nesta perspectiva têm sido realizados, no Laboratório de Malacologia Límnica e Terrestre da UERJ, trabalhos de taxonomia e morfologia de Diplodon com vistas a se preencher estas lacunas de conhecimento. O dinheiro recebido, cerca de mil dólares, ajudará a custear os trabalhos de campo em algumas localidades do estado do Rio de Janeiro, em busca de exemplares vivos, essenciais ao desenvolvimento do trabalho. Vale ressaltar que recentemente o projeto foi contemplado pelo Edital CNPq/Protax 2010, com duas bolsas de Doutorado e uma de Iniciação Científica além de fomento, o que mostra a importância do trabalho que estamos desenvolvendo.
 
   O aluno Igor é meu orientando desde o início dos seus estudos científicos em 2004, pouco depois de ingressar no curso de Ciências Biológicas e, é uma satisfação ver seu crescimento profissional e os resultados alcançados pelo mesmo. O projeto atual é co-orientado pela Dra Maria Cristina Dreher Mansur, uma das maiores especialistas em bivalves de água doce da América do Sul.
 
   Acredito que seja um estimulo não só para o aluno que ganhou o prêmio, mas para todos os demais, pois mostra que vale a pena continuar estudando e pesquisando na área de Malacologia, que de forma
geral, é pouco incentivada.