ANM elege novos membros
 
Mandarin-de-Lacerda eleito para a cadeira 82 da ANM Academia Nacional de Medicina (ANM) elegeu no início da noite do dia 05 de maio seus dois mais novos membros, com ampla maioria dos votos.  São os médicos e pesquisadores Jerson Lima, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  e Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).  Passarão a ocupar as cadeiras 84 e 82 da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina da ANM, cujo os patronos são: Manoel de Abreu e Antonio Dias de Barros, respectivamente.
 
   O pesquisador Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda é cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978) concluiu mestrado em Histologia e Embriologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1981.
 
   Realizou estudos doutorais na França (1985) desenvolvendo o trabalho: Étude morphologique de la crista terminalis: developpement chez l'embryon humain, morphométrie stéréologique cellulaire, étude macro et microscopique sur le coeur de Papio Erxleben, 1777, realizado na Université Paris-Descartes, UPD, mesma instituição de realização de seu pós-doutorado.  Mandarim-de-Lacerda é professor titular no Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), instituição em que começou a lecionar em 1979, no departamento de anatomia; Chefe do Departamento de Anatomia, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Humana e Experimental. Coordenador do Grupo de Pesquisa Doenças crônico-degenerativas: alterações estruturais, fisiopatológicas e metabólicas em órgãos-alvo. Atua no Laboratório de Morfometria, Metabolismo e Doença Cardiovascular, na área de Biologia Celular e Molecular, Mandarim-de-Lacerda é Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nível 1A. Seus projetos recentes estão voltados para o estudo de alterações de órgãos alvo da síndrome metabólica em modelos experimentais com tratamento farmacológico ou nutricional. Mandarim-de-Lacerda é membro da Societe de Biometrie Humaine,  da Societe Anatomique de Paris (França) e da International Society for Stereology. 
 
Diretor da FAPERJ: novo membro da ANMJerson Lima, além de diretor científico da Fundação, é professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, desde 1997, coordenador do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas (CNRMN), principal centro da América Latina, onde estão instalados equipamentos de RMN de alto campo (800, 600 e 400 MHz). Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1984, concluiu o Doutorado em março de 1987, pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ. Durante o curso de graduação e de pós-graduação, foi orientado pelo professor Sérgio Verjovski-Almeida.  Em 1985, realizou seu primeiro estágio no exterior, no laboratório do pesquisador Gregorio Weber, da Universidade de Illinois (EUA), quando se especializou no uso de metodologias de espectroscopia de fluorescência e alta pressão aplicados a sistemas biológicos.  Durante período sabático, de 1991 a 92, foi professor visitante da Universidade de Illinois, quando trabalhou na determinação da estrutura da proteína Arc repressora no estado desnaturado por alta pressão, por ressonância magnética nuclear bidimensional
 
Fonte: FAPERJ