Entre os dias 04 e 07 de abril, no período de 9h às 14h, ocorreu no Auditório 71 do Pavilhão João Lyra Filho, o curso 'Introdução à Biogeografia Evolutiva: Dos Componentes Bióticos à Regionalização', ministrado pelo Dr. Juan Morrone, da Universidad Nacional Autónoma de México, um dos maiores expoentes no área de Biogeografia, e sob a coordenação da Profa. Valéria Gallo.

O curso, inicialmente, foi oferecido como uma disciplina para os Programas de Pós-graduação PPGEE e PPGB, porém o interesse dos alunos de graduação e mesmo de professores, tanto da UERJ como de outras instituições (UFRJ, UNIRIO, UFF, UFRRJ e UFPE), foi tão grande que foi necessária a abertura de vagas extras, totalizando a presença de 50 participantes. A vinda do Dr. Morrone contou com o apoio do PPGEE e do IBRAG.