Um dos muitos paraísos litorâneos do Rio de Janeiro procurados por turistas, a Ilha Grande também recebe visitantes com outra intenção: pesquisar e preservar seu ecossistema. E é este outro lado da ilha que o Globo Universidade mostrou no sábado, dia 4 de dezembro de 2010.
   A apresentadora Lizandra Trindade foi à região para conhecer o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads), campus avançado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que desenvolve estudos sobre a biodiversidade local. Para acompanhar um dos trabalhos da equipe, Lizandra mergulha em busca do coral-sol, espécie que causa danos à flora e fauna marinhas da ilha. Os pesquisadores explicam como a retirada do coral, além de preservar o ecossistema, beneficia os moradores da comunidade, que foram capacitados para usar a espécie como matéria-prima para produtos artesanais.

As águas dos rios da Mata Atlântica que existem na ilha também são cuidadas pela equipe, como mostra o quadro "Mérito Acadêmico". Nele, os professores Timothy Moulton e Joel Creed contam como o estudo ecológico auxilia na preservação deste ambiente. Já Raul Severo explica no Fora de Série o novo método de tratamento de esgoto que desenvolve em seu mestrado. Ele utiliza plantas locais como biofiltros, em sistema de manutenção de baixo custo que pode ser mantido pelos moradores.

LINK para a reportagem - Requer instalação do plugin "windows media player"

Fonte: Redeglobo.com