Fig. 1 – Marimbas predadores de macroalgas   A Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis (EASS) é uma educação política, interdisciplinar, contextualizadora, ética, transformadora e emancipatória. Um indivíduo ou coletividade precisa se emancipar verdadeiramente de modo a conquistar um meio para sua sobrevivência e de sua família. Uma das opções em que a EASS pode possibilitar a emancipação financeira do cidadão, além de transformá-lo socioambientalmente é o ecoturismo também denominado de turismo ecológico.

No ambiente terrestre há alguns poucos projetos de EASS de sucesso com emancipação do cidadão. Porém, no contexto marinho não há relatos tanto de pesquisa científica no turismo como na biologia ou de iniciativas espontâneas de comunidades.

O Projeto EcoTurisMar que se traduz por Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis pelo Ecoturismo Marinho está tendo sua metodologia testada pela primeira vez na Área de Proteção Ambiental Marinha de Armação de Búzios exatamente nas praias de João Fernandes e João Fernandinho. Essa metodologia agrega diferentes saberes socioambientais tanto das Ciências Biológicas como do Turismo.

Inicialmente está sendo feita uma caracterização da biodiversidade de costões marinhos, ou seja, dos organismos bentônicos e nectônicos. Com base nessas informações taxonômicas e na literatura da região de Búzios e arredores foi hipotetizada e tecida uma teia trófica local. Em seguida e baseada nessas informações da biodiversidade serão determinadas áreas interpretativas em costões das duas praias que formarão uma trilha interpretativa marinha. Isso feito será formulada uma preleção contextualizada que depois se reverterá num produto ecoturístico que terá sua maior parte no mar e a menor em meios de hospedagens como pousadas e hotéis.

Fig. 2 – Donzelinha sobre os corais   A implantação da trilha envolverá pescadores locais que impactam negativamente a área transformando-os em guardiões face a sua transformação em condutores desse produto ecoturístico. Agências de turismo de Búzios estão sendo contatadas para venderem esse produto aos grandes centros urbanos. Desse modo, a EASS pelo ecoturismo marinho emancipa o cidadão, transformando-o socioambientalmente e permitindo-lhe obter ganhos financeiros protegendo o ambiente.

O trabalho foi contemplado com o Prêmio Fernando Sgarbi Lima da SR1/UERJ através da bolsista Marcela Coronel Lopes no projeto de pesquisa: Educação Ambiental pelo Ecoturismo Marinho na Área de Proteção Ambiental Marinha de Armação de Búzios. A primeira fase do projeto caracteriza taxonomicamente os seres marinhos, incluindo as macroalgas, macrofauna bentônica e nectônica. Para a parte animal contamos com a ajuda do ex- aluno da Biologia da UERJ e hoje prof. Dr. Daniel Brotto da Universidade Veiga da Almeida.

Projeto EcoTurisMar
Alexandre de Gusmão Pedrini