Por Yann Spinelli

Iniciado no final do ano passado, o projeto intitulado “O impacto da Lei N° 11.794/08 na pesquisa científica de laboratórios do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG-UERJ)”, é construído com o objetivo principal de levantar dados estatísticos sobre as possíveis mudanças ocasionadas pelo surgimento e aplicação da nova Lei, e como objetivo paralelo recolher críticas e sugestões sobre o trabalho com animais em nosso instituto. A pesquisa tem como base a recente Lei Federal n° 11.794, lançada em Novembro de 2008. Nessa Lei são fundamentados novos parâmetros e novas bases a cerca da utilização de animais em pesquisa. Tal projeto é realizado como trabalho de conclusão de curso do aluno de Ciências Biológicas do IBRAG, Yann Spinelli, orientado sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Thereza Christina Barja Fidalgo no Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Celular do Departamento de Farmacologia.

O processo de formação de base de dados pretende acumular as importantes e inúmeras informações oferecidas por todos os docentes e seus respectivos laboratórios, para que se possa realizar um forte embasamento estatístico.  Esse levantamento será realizado através da resposta de um rápido e acessível questionário interno. É importante salientar, que há dois tipos de questionários: um destinado aos pesquisadores docentes e outro, aos técnicos bioteristas. Ambos já se encontram disponíveis abaixo e no menu ao lado, na seção "Comissão de Ética" (http://www.biologiauerj.com/comite-de-etica).

A resposta ao questionário por parte dos docentes poderá, ser realizada em duas etapas:

1°Etapa:On-line
   Nesta etapa, o docente responde ao questionário sem a presença de um entrevistador. E remete o questionário respondido para o seguinte e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2°Etapa:Presencial
   Nesta etapa, há um encontro em data e hora previamente marcados. Aqui o docente poderá esclarecer dúvidas e expor melhor suas críticas e sugestões. Os horários disponíveis para a realização dessa etapa são: Terças, Quintas e Sextas no turno da tarde.

Já a resposta do segundo questionário pelos bioteristas será realizada em uma única etapa presencial. Vale ressaltar a importância da comunicação por parte dos chefes de laboratório aos seus técnicos sobre a realização da pesquisa, uma vez que não temos acesso direto aos mesmos.

Ressaltamos que esta pesquisa é de extrema importância, visto que trará benefícios à todos pesquisadores do IBRAG. Em momento algum, teremos o objetivo de promover qualquer manifestação social a cerca do assunto, apenas queremos quantificar e qualificar o trabalho realizado com animais dentro e fora da instalações do biotério, após a publicação da nova jurisdição, para podermos analisar os dados e, se possível, contribuir para eventuais melhorias.

Agradecemos desde já a boa-vontade de todos no preenchimento do questionário, que será fundamental para o sucesso desse trabalho científico. Sua pequena contribuição auxiliará na solidificação, em nosso Instituto, de linhas de pesquisa científicas mais inovadoras e éticas envolvendo a utilização de animais de experimentação.