Por Maria Fantinatti
 
    A primeira semana de aula em uma Universidade para quem ingressa é simbólica por significar uma conquista na batalha da vida. Classicamente, os alunos mais antigos, os veteranos, são responsáveis por organizar esta semana inaugural para os alunos novos, os calouros. Todavia, tem-se  assistido inúmeros trotes constrangedores, agressivos e até traumáticos em diversas faculdades e universidades do país. 
 
  A fim de quebrar este paradigma de que trote é um tipo de recepção humilhante, muitos cursos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) se uniram para fazer uma recepção diferente, promovendo integração entre os alunos sem esquecer a sociedade que nos cerca. 
 
  Como não poderia ser diferente, o curso de Ciências Biológicas da UERJ, representado pelo Centro Acadêmico de Biologia (CABio) e alguns alunos, aderiu a proposta. O desencadeamento do trote na Biologia se deu logo no primeiro dia letivo, onde cada calouro recebeu um manual explicativo da Universidade e das problemáticas que poderia encontrar, folders de campanhas promovidas pelo ministério da saúde e ainda uma camisa personalizada do curso confeccionada com o auxílio do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG).
 
  Mas a recepção não terminava por aí. Iniciou-se a coleta de alimentos não perecíveis e de produtos de higiene pessoal na sala 521 do PHLC na UERJ (sala do CABio) que serão doados a Campanha Calouros pelo Haiti. As arrecadações continuarão durante o mês de abril e todos podem e devem contribuir. Os calouros ainda promoveram conscientização popular através da distribuição de folders de campanhas como a Dengue, DSTs, Amamentação, H1N1, Doação de Sangue e Drogas. 
 
  Na esfera cultural da Biologia, o CABio propôs e iniciou um ciclo de palestras ao longo dos meses de março e abril, nas quais contou e contará com palestrantes de âmbito global, trabalhando temáticas atuais, importantes e vitais para toda a humanidade. As palestras são gratuitas e para todo o público.  
 
  É válido ressaltar que a grandiosidade e sucesso da recepção dos Calouros 2010.1 só foi possível devido ao apoio recebido pelo CABio do IBRAG e do CEBIO. O auxílio se constituiu desde o engajamento nas campanhas de saúde até a confecção de kits para os alunos.  
 
  Por fim, estimamos que as próximas recepções sejam como esta ou até melhores, visando sempre preocupação cultural com os acontecimentos da atualidade e com a população que ultrapassa os muros da Universidade através de trotes solidários