Marta de Menezes   Seguindo a exposição CONTATO - Galeria Cândido Portinari/UERJ, ocorreu no último dia 18 de novembro no Instituto de Artes o Seminário CONTATO, que contou com a presença dos expositores (Antonio Carlos de Freitas, Márcia Moura Franco, Cristina Pape, Cristina Salgado, Leila Danziger, Malu Fatoreli e Ricardo Basbaum) e dos artistas convidados: Walmor Correa e Marta de Menezes.

   Na época moderna, vários artistas e movimentos se aproximaram do discurso científico, de maneira mais ou menos consciente. Os chamados “bioartistas”ou “dnartistas”parecem questionar tanto os limites da manipulação genética quanto os da própria imaginação artística.

   Marta de Menezes se vale da engenharia genética e da biotecnologia para a criação de seres vivos únicos e pertubadores, esculturas de proteínas com efeitos de luz (http://www.martademenezes.com).

Marta de Menezes   Walmor Correa, em seus desenhos, se apropria da linguagem científica e classificatória para apresentar figuras híbridas, mistos de mamíferos, insetos, pássaros e peixes (http://www.walmorcorrea.com.br).

   O diálogo mantido entre o IBRAG e o Instituto de Artes foi alcançado graças ao fomento conseguido junto a FAPERJ.
   Os apoios encontrados no DECULT e no CTE/Uerj foram fundamentais para a realização da exposição e do seminário.

Walmor CorreaWalmor Correa