O V Simpósio em Ecologia – Ecologia do Comportamento - foi promovido pelos Programas de Pós Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ e em Ecologia da UFRJ (www.biologia.ufrj.br/eco-simposios) e associado ao lançamento de um número especial do periódico Oecologia Brasiliensis. O evento, coordenado pela Profa. Maria Alice S. Alves, do Depto. de Ecologia da UERJ, contou com participantes de diversas instituições correspondendo a profissionais e estudantes de graduação e Pós-graduação em Ecologia e áreas afins, que buscaram divulgar suas pesquisas, reciclar informações, trocar experiências promovendo intercâmbio e aproximação entre seus pares.

Clique aqui para ver o àlbum de fotos do evento

O evento contou com estudantes de Graduação (122), de Pós-graduação (22), profissionais (14), de 31 instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro e de outros estados, incluindo 40 participantes da UERJ. A mesa de abertura contou com as seguintes integrantes: 1. Representante da Sub-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UERJ (Dra. Mônica Heilbron):  Dr. Marcos Bastos; 2. Diretor do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da UERJ (Dr. Israel Felzenswalb); 3. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução (PPGEE) da UERJ: Dra. Rosana Mazzoni; 5. Coordenador do Programa de Ecologia da UFRJ: Dr. Marcus Vinícius Vieira; 6. Membro da Comissão Organizadora do simpósio e Editor Chefe da Oecologia Brasiliensis (UFRJ):  Dr. Alex Prast; 7. Membro da Comissão Organizadora do simpósio: Dra.  Regina Macedo (UnB); 8. Presidente da Comissão Organizadora do simpósio: Maria Alice S. Alves (UERJ). O evento contou com oito palestrantes de instituições nacionais e internacionais e com duas mediadoras de mesas redondas integrantes da comissão organizadora. As palestras abordaram diversos grupos animais e temas referentes à Ecologia do Comportamento, sendo todas de excelente qualidade.

As mesas redondas foram muito estimulantes e proveitosas, com os mediadores promovendo a discussão entre os participantes e os palestrantes sobre os tópicos abordados nas palestras e temas correlatos. A audiência foi muito receptiva e participativa tanto com referência às palestras quanto às discussões. Cinco trabalhos foram selecionados para a apresentação oral, receberam menção honrosa e foram premiados com livros.

Um total de 29 trabalhos foram apresentados na forma de pôster e após a avaliação por uma comissão de palestrantes, durante a apresentação, um deles foi premiado como melhor pôster.  Houve um ótimo retorno por parte dos participantes quanto à qualidade do evento, que consideramos ter sido muito bem sucedido.