Os alunos do IBRAG contemplados com o Prêmio Luísa Pinho Sartori Edição 2015: Isabela Brandão de Sousa, 1º. lugar na categoria Extensão e Matheus da Silva Tirado, 2º. lugar na categoria Pesquisa.

O Instituto Luísa Pinho Sartori (ILPS) promoveu mais uma edição do Prêmio Luísa Pinho Sartori para alunos de Biologia vinculados a projetos de pesquisa ou de extensão na área de conservação ambiental. Esse prêmio existe desde 2010 e era restrito a alunos da UFRJ e foi ampliado este ano para alunos da UERJ. O objetivo é reconhecer e premiar trabalhos de alunos de graduação na área de Ciências Biológicas que se destaquem pela excelência e contribuição à conservação da biodiversidade e à consciência ambiental da sociedade.  O promotor do prêmio, Fábio Sartori, fez uma apresentação na Semana de Biologia do IBRAG e vários alunos se inscreveram. A premiação ocorreu no dia 17/11/2015, na UFRJ, onde foram contemplados os alunos do IBRAG Isabela Brandão de Sousa, 1º. lugar na categoria Extensão e Matheus da Silva Tirado, 2º. lugar na categoria Pesquisa, ambos do Núcleo de Biotecnologia Vegetal (IBRAG/UERJ).
   O Prêmio é uma iniciativa dos pais de Luísa Pinho Sartori, que era aluna de graduação em Biologia da UFRJ, e faleceu num acidente de carro em novembro de 2009, por ocasião de um intercâmbio na Universidade de Duke (Estados Unidos). Como Luisa se dedicava à causa conservacionista, seus pais, Fábio Sartori e Cristina Pinho (presidente do ILPS) criaram o ILPS (http://www.premioluisapinhosartori.com.br/) em sua memória, de forma a agir em prol da conservação da natureza e têm se dedicado a essa causa.

Mesa Solene da Cerimônia de Premiação: Da esquerda para a direita, Sr. Fábio Sartori, do Instituto Luísa Pinho Sartori (ILPS); Prof. Rodrigo Brindeiro, Diretor do Instituto de Biologia da UFRJ; Profa. Margarete Valverde de Macêdo, Coordenadora de Extensão/UFRJ; Profa. Norma Albarello, Vice-diretora do Instituto de Biologia da UERJ e Prof. Fernando Fernandez do Depto. de Ecologia/UFRJ, Coordenador de Pesquisa no Prêmio do ILPS.

Ao Centro, os pais de Luísa Pinho Sartori, Sr. Fábio Sartori e Sra. Cristina Pinho, ladeados pelas professoras Margarete Valverde de Macêdo e Norma Albarello (esquerda) e pelas professoras Maria Alice dos Santos Alves e Rachel Gagliardi Araujo (direita). A Profa. Maria Alice, do Depto de Ecologia (DECOL/IBRAG), integrou a Comissão de Avaliadores do Evento e intermediou a participação da UERJ nesta edição do prêmio.

Prêmio Luísa Pinho Sartori Edição 2015

1o. Lugar na Categoria Extensão:
Autor: Isabela Brandão de Sousa.
Título: Conservação da Biodiversidade vegetal: introdução do tema no ensino médio.
Coordenação: Profa. Rachel Gagliardi Araujo - DBV/IBRAG.

2o. Lugar na Categoria Pesquisa:
Autor: Matheus da Silva Tirado.
Título: Estabelecimento in vitro de Pereskia aculeata Mill. (Cactaceae) visando à produção e conservação de plantas e substâncias bioativas
Coordenação: Profa. Norma Albarello - DBV/IBRAG.