Rio - A Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), órgão da SEA, promoveram a primeira reunião do grupo de trabalho sobre as espécies invasoras de Mata Atlântica, criado em junho de 2009, para propor um plano de prevenção a regulamentação da lista estadual oficial das espécies invasoras de Mata Atlântica. Durante o encontro, foi discutida formas para regulamentação da lista das espécies exóticas, além do plano de controle para monitoramento e erradicação. Uma lista Verde, que recomenda quais espécies Nativas de Mata Atlântica são indicadas para cada região, será também regulamentada. Um seminário Estadual será feito para a regulamentação dessas listas com a participação de universidades, do Jardim Botânico, do Museu Nacional, Fiocruz, dentre outras.
   Segundo a superintendente de Biodiversidade da SEA, Alba Simões, essas listas criam uma possibilidade de consolidação de uma política florestal no estado.
   - Essa política vem através da cadeia produtiva de sementes e mudas de espécies nativas de Mata Atlântica com uma diversificação da economia do pequeno proprietário rural, valorizando as áreas de reserva legal - disse Alba.
   O Inea e a UERJ estão fazendo o primeiro estudo experimental do estado em Ilha Grande. Segundo a superintendente de Biodiversidade da SEA, esse estudo servirá para o controle efetivo das Jaqueiras na região. Participaram também da reunião representantes da diretoria de Biodiversidade de Áreas Protegidas do Inea, da UERJ (Departamento de Ecologia - IBRAG).