Vice-diretora do IBRAG com a Dra Lucia Monteoliva, a Dra. Concha Gil (Coord da Unidade Proteômica da UCM) e o Dr Juan Pablo Albar (Diretor do Instituto Nacional de Proteômica da Espanha - ProteoRed)   No ano de 2005, o laboratório coordenado pela vice-diretora do IBRAG, Profa. Leila Lopes Bezerra, ingressou na Rede Proteômica do Estado do Rio de Janeiro. Naquele mesmo ano, com o apoio do Faperj, do CNPq e da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM)  foi ministrado, no IBRAG, o primeiro curso de Proteômica direcionado para a área de Micologia, tendo como professora  convidada a Dra. Concha Gil, coordenadora da Unidade de Proteômica (Centro de Genômica e Proteômica) da Universidad Complutense de Madrid, editora do Journal of Proteomics e uma das fundadoras do Instituto Nacional de Proteômica da Espanha, a ProteoRed. Este curso foi oferecido em âmbito nacional para pesquisadores e  pós-graduandos, que vieram de várias regiões do país.

Profa. Leila Lopes Bezerra e a Profa. Lucia Monteoliva na UCM   Desde então, vem se consolidando  o recém-inaugurado Laboratório de Micologia Celular e Proteômica (LMCProt) do IBRAG, coordenado pela Profa. Leila,  que integra, como Unidade Proteômica da UERJ, a Rede Proteômica do Rio de Janeiro (Rede Proteoma Rio), uma das Redes Temáticas apoiadas pela FAPERJ. O LMCProt está atualmente equipado para funcionar com uma plataforma de géis bidimensionais compartilhando os espectrômetros de massa da Fiocruz e UFRJ, no âmbito da Rede. A nossa meta a curto e médio prazos é contar com uma platoforma proteômica completa, incluindo um sistema de LC/MS/MS.

Prédio da Faculdade de Farmácia, campus da Universidad Complutense de Madri   Neste sentido, a formação de recursos humanos no IBRAG, nesta área, se consolida com a aprovação no ano de 2008, dentro do acordo Brasil-Espanha (CAPES-DGU), de um projeto de cooperação internacional entre o LMCProt/IBRAG e a Unidad Proteômica da UCM, coordenado pela Profa. Leila Lopes Bezerra (Brasil) e pela Dra Concha Gil (Espanha), para o quadriênio 2009-2012. Dentro deste projeto a vice-diretora do IBRAG está em missão científica na UCM onde participou como docente/pesquisadora convidada do Curso Internacional de Proteômica da Escuela de Verano da UCM e, em contrapartida, o IBRAG estará recebendo em setembro a Dra Lucia Monteoliva Díaz, pesquisadora e docente do Departamento de Microbiologia II da Faculdade de Farmácia da UCM. Durante sua missão científica a Dra Lucia Monteoliva estará participando de disciplina/crédito na PGBBN e ministrará a Aula Inaugural do IBRAG de 2009/2, quando falará sobre o tema “A Biologia e a Tecnologia: Contribuições da Proteômica para as Ciências da Vida”.
   Visite os sites da Unidade Proteômica da UCM (http://www.ucm.es/info/gyp/proteomica) e da ProteRed  (http://www.proteored.org/default.asp).