A aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução, Gleisse Kelly M. Nunes, ganhou o prêmio Unitas Malacologica Student Research Awards 2009. A Unitas Malacologica (UM) é uma Sociedade Mundial de Malacologia, cujo objetivo é estimular o estudo dos moluscos no mundo inteiro. Anualmente, a UM abre edital para financiamento de material de consumo, no valor de até 1000 euros, de projetos de alunos de Pós-graduação do mundo todo, ligados à malacologia.

Para concorrer, além do projeto em inglês, foi necessário enviar o currículo, o orçamento do material de consumo necessário para a execução do projeto e duas cartas de recomendação.

O projeto submetido foi “Environmental factors influencing patterns of land snail diversity and elevational distribution in a protected forest on Ilha Grande, Rio de Janeiro state, southeastern Brazil”, é uma parte do projeto de doutorado da aluna, (Diversidade, variação altitudinal e fatores ambientais que influenciam a distribuição da malacofauna terrestre em seis localidades da Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ) que vem sendo desenvolvido nas dependências do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS) e do Laboratório de Malacologia (Depto. de Zoologia) sob orientação da Professora Drª. Sonia Barbosa dos Santos.
    O objetivo do projeto é determinar a composição dos moluscos terrestres em ambiente de Floresta Atlântica, nas diferentes altitudes, e verificar quais seriam os principais fatores ambientais que afetam a composição da malacofauna.
    O resultado foi divulgado no site da Unitas Malacologica (http://www.ucd.ie/cobid/unitas/projects.html).