O Conselho Regional de Biologia da 2ª Região - RJ/ES (CRBio-2), Autarquia Federal, por intermédio do seu Plenário, manifestou indignação pública com relação às atitudes do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) contra os biólogos, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
   Em nota publicada em seu informativo (edição fevereiro a maio de 2009), o CRF/RJ tenta intimidar os biólogos e, ao mesmo tempo, demonstra desconhecer alegislação vigente referente ao exercício da categoria em Análises Clínica.
 
  A profissão de biólogo vem sendo construída ao longo de tantos anos, com dedicação e zelo, por profissionais que atuam nas mais diversas áreas e aqui no estado do Rio de Janeiro,principalmente,tem também se consolidado nas Análises Clínicas.A prova disso é a credibilidade e confiança depositadas por inúmeras instituições públicas e privadas que contratam biólogos para responderem tecnicamente por seus laboratórios.
 
   O CRBio2 repudia o preconceito e o tom com que o CRF/RJ tenta desqualificar nossa profissão e nossos profissionais.O CRF/RJ tenta desqualificar nossa profissão e nossos profissionais.O CRF/RJ recorre a um pretexto obviamente inconsciente e comete inominável injustiça.
 
   A estratégia  - nitidamente corporativa - além de revelar um desserviço à sociedade retrata uma disputa irracional e deselegante de reserva de mercado e espaço profissional, não possuindo contorno ideológico, mas, certamente, econômico.
 
   A fiscalização e orientação da profissão de biólogo, diz respeito, única e exclusivamente, aos Conselhos Regionais de Biologia do País.Portanto somente o Sistema CFBio/CRBios pode dizer em que, onde e como os biólogos podem atuar.
 
   A missão do CRBio-2 sempre será pautada pela ética com que trata todas as demais profissões regularmente atendidas por lei, e assim, reafirmamos: não existe empecilho técnico nem legal para que biólogos, que atendam às exigências curriculares e possuam ART ou TRT expedidos pelo CRBio-2 e demais CRBiosbrasileiros, exerçam suas atividades na área da saúde, especialmente no âmbito das Análises Clínicas, trilhando um caminho pelo bem cuidar da vida em todas as suas manifestações.
 
Fonte: Informativo CRBio-2