O Departamento de Anatomia da UERJ ministra aulas para cerca de 500 alunos por semestre, estudantes de todos os cursos da área biomédica (medicina, odontologia, ciências biológicas, nutrição, enfermagem,) e mais psicologia e educação física. Também ministra aulas para médicos e odontólogos de diversos cursos de especialização e na residência médica. Os alunos de graduação de medicina e de odontologia além do curso regular praticam a dissecção.

O Programa de doação voluntária de corpos é um mecanismo importante para suprir o Departamento de Anatomia e permitir a manutenção das atividades práticas na formação de nossos estudantes. Progamas semelhantes existem em outros paises, notadamente em paises europeus, onde a totalidade de corpos para estudo vem de doações voluntárias. Não é esse o nosso caso, mas cerca de 80 pessoas estão cadastradas em nosso programa, que, apesar de modesto, é funcional e tem ajudado muito as atividades de ensino do departamento.

Para participar do Programa da UERJ  há a necessidade de preencher um formulário próprio e designar duas testemunhas, e confirmar todas as assinaturas em cartório. O processo é bem simples, todas as informações e o formulário estão disponíveis na página internet do Departamento de anatomia (www.anatomia.uerj.br) e, após preenchimento, o formulário pode nos ser enviado por correio (Departamento de Anatomia da UERJ, Centro Biomédico, Instituto de Biologia, Av 28 de Setembro 87 fds. CEP: 20551-030 Rio de Janeiro, RJ).