Um besouro da família Carabidae (Cicindelinae) com hábito alimentar predador(Foto: J. R. M. Mermudes   O tema central de pesquisa inclui estudos com os coleópteros (besouros) que constituem, pela sua diversidade de espécies e formas, um dos grupos megadiversos mais complexos dentro de Insecta. A ordem Coleoptera, a maior conhecida dentre os metazoários, compreende mais de 357.900 espécies descritas, correspondendo cerca de 40% do total de insetos e 30% dos animais conhecidos. O conhecimento e análise faunística deste grupo na região Neotropical ainda é incipiente, várias espécies são pragas florestais e agrícolas causando sérios prejuízos econômicos. Os coleópteros são relativamente pouco estudados sistematicamente, mas razoavelmente bem representados nas coleções científicas do Brasil. O presente projeto, dentro de uma perspectiva científica, representa um importante estudo de grupos Megadiversos, como Coleoptera, tendo todo e qualquer resultado dinamicamente interligado com a temática da Biodiversidade na agenda política internacional e em especial no Brasil - país que foi sede da Conferência Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - e que produziu a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
Besouro da Família Passalidae Foto (J. R. M. Mermudes)Equipe do Departamento de Zoologia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Jose Ricardo Miras Mermudes (Coordenador); Fernando Teixeira (técnico); Estudantes: Ingrid Mattos; Clayton Portela de Souza; Ailton Conceição de Oliveira Junior; Juliana Mourão Rodrigues dos Santos ; Camila Sabóia de Abreu.

Auxílios APQ1- E-26/170.502/2007