O ano de 2009 marca a comemoração de duas datas importantes relacionadas ao naturalista inglês Charles Darwin: i) 200 anos de seu nascimento e ii) 150 anos de publicação de A Origem das espécies. Tal como a Física de Newton e Descartes, a Astronomia de Kant e Laplace, a Biologia, após a teoria da evolução rompia com a idéia de um mundo imutável e perfeito. A partir daquele momento, a Biologia consolida-se como uma ciência autônoma e a teoria da evolução, através da seleção natural torna-se sua teoria central, ao redor da qual está estruturado o trabalho dos biólogos. As idéias contidas nessa obra, especialmente a Teoria da Evolução, modificavam crenças e pensamentos da época - especialmente a forma como a sociedade entendia o ser humano e o universo e, por isso,  provocaram a fúria do clero e de grupos religiosos. O impacto das idéias de Darwin ultrapassa a biologia atingindo campos diversos como a antropologia e a filosofia.

Desse modo, em virtude da coincidência de datas, a International Union of Biological Sciences declarou o ano de 2009 como o Ano de Darwin. Durante esse ano, em todo o mundo, está prevista a realização de eventos e discussões para divulgar a relevância da teoria da evolução biológica para a ciência e a sociedade moderna e a contribuição de Darwin e de outros naturalistas na construção do pensamento evolutivo. Especialmente para o Brasil é um momento oportuno para apresentar ao público, aos nossos alunos de biologia, a importância das informações coletadas pelo naturalista durante sua passagem do Beagle pelo Brasil para a construção de sua teoria. Trata-se também de um momento privilegiado para reflexão e discussão de aspectos contemporâneos da biologia como a clonagem, transgênicos, a ética na ciência juntamente com aspectos históricos e filosóficos, como por exemplo, o crescente número de criacionistas em nosso meio. Todas estas iniciativas podem ter implicações importantes para a melhoria da educação científica, tanto formal quanto não-formal, no que diz respeito ao pensamento evolutivo e seus desdobramentos na sociedade contemporânea.

No último Conselho Departamental do Instituto (21/01/09) aprovamos que o IBRAG comemorá esse ano inserindo em sua documentação selo comemorativo à ocasião.

Aproveitamos para informar que links interessantes sobre a obra de Darwin encontram-se em nossa página.Visitem também o link à Comissão de Ética do IBRAG, novidades lá.

Cordialmente,

Diretor Israel Felzenszwalb

Vice-diretora Leila Lopes Bezerra

(Clique aqui para ver o Papel Timbrado do Instituto,já com o logo de darwin)