No "13th World Congress on Advances in Oncology” (9-11 Outubro,Crete, Grecia),o Prof. Luis Felipe Ribeiro Pinto proferiu palestra  e presidiu a Mesa Redonda: "The Mechanism of the Contribution of the Thermal Lesion to Esophageal Carcinoma" .

   Na ocasião recebeu como um  dos melhores 12 trabalhos, dentre mais de 400, apresentados o "Outstanding Scientific Achievement" . Luis Felipe recebeu placa de prata pura e diploma em forma de quadro.

 

   No trabalho desenvolvido pelos alunos de doutorado  do Programa de Pós-graduação em Biologia, Davy Rapozo, e da Fisiopatologia Clinica e Experimental, Tânia Blanco, em colaboração com a Dra. Thereza Christina Barja-Fidalgo, foi criado o primeiro modelo experimental no mundo para estudar o processo inflamatório que leva ao câncer de esôfago causado pelo chimarrão (e também pelo consumo de líquido quente por outros paises como Japão, Iran e China). A principal conclusão e que na temperatura na qual estas bebidas são consumidas (70 graus Celsius), ocorre necrose e posterior desenvolvimento de tumor. Mas se baixarmos a temperatura em 10 graus, para 60 graus Celsius, não ocorre necrose nem desenvolvimento de tumor. Se o mesmo processo ocorrer em humanos (e vários dados clínicos indicam que sim), uma simples redução de 10 graus na temperatura na qual o chimarão é consumido, pode evitar por volta de 500 novos tumores de esôfago no estado do Rio Grande do Sul.