O Laboratório de Ciências Radiológicas – LCR, foi inaugurado em 20 de dezembro de 1993, dentro da estrutura do Departamento de Biofísica e Biometria. Desde a sua inauguração, a coordenação gerencial e acadêmica tem sido exercida pelo Professor Carlos Eduardo de Almeida, Doutor pela Universidade do Texas, Pesquisador 1 do CNPq e Professor Titular em Física Médica.
Em seu quadro pessoal, o LCR conta com a participação de profissionais das áreas de Física Médica, Medicina e Enfermagem e outras de áreas afins, além da efetiva colaboração de funcionários técnico-administrativos especializados, oferecendo suporte às atividades acadêmicas.

Uma das aplicações mais importantes das radiações ionizantes encontra-se na área de saúde. De fato, o LCR está vocacionado para a formação e o aperfeiçoamento em Física Médica, disciplina de vital importância para as áreas de Radioterapia e Radiologia.

O LCR participa da Programa Pós-Graduação em Biologia

Programas e Realizações
   Além da sua atividade acadêmica, o LCR ampliou sua atuação e vem prestando serviços a entidades médicas, órgãos de saúde e a indústrias.

CRAAR - Centro de Apoio em Acidentes com Radiação
   Este Centro foi organizado após o acidente radiológico que ocorreu em Goiânia (Césio 137), reunindo os profissionais que tiveram marcante atuação à época, o que faz do CRAAR um centro de referência (ou apoio) em assuntos relacionados a acidentes radiológicos, considerando a vasta experiência da equipe, aliada à competência técnico-científica para lidar com situações desta natureza.
   O CRAAR desde a sua criação, em 1995, já participou, em conjunto com o Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD da Comissão Nacional de Energia Nuclear- CNEN, do treinamento de mais de 1000 profissionais da saúde e outros que podem vir a atuar no atendimento de acidentados com radiação ionizante. Um dos clientes desse serviço é a Fundação Eletronuclear de Assistência Médica – FEAM, das usinas nucleares I e II.

PRS - Programa de Radioproteção em Saúde
   O controle de qualidade em Radiodiagnóstico é uma vertente do LCR, que foi credenciado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro como Laboratório autorizado para emitir laudos de aprovação e proteção radiológica – decreto Nº 21.231 da SES/RJ. Em 1996, foi implementado o Programa de Radioproteção em Saúde – PRS para cumprir este papel, que apresenta como conseqüência a otimização de doses em pacientes e trabalhadores e melhoria do processo diagnóstico.

LABMETRO - Laboratório de Metrologia
   Segundo as normas de Proteção Radiológica vigentes no país, todo instrumento de monitoração de radiação deve ser calibrado em laboratórios certificados, pelo menos, a cada 12 meses.

O LCR inaugurou em janeiro de 2002 o LABMETRO, credenciado ao Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI), responsável pela metrologia em radiações ionizantes em todo o território nacional. O LABMTERO possui um sistema de qualidade implantado de acordo com a norma IS/IEC – 17025 – Requisitos Gerais para Reconhecimento de Laboratórios de Ensaios e Calibração.

PQD - Programa de Qualidade em Dosimetria
   O PQD conta com a participação da Associação Brasileira de Física Médica- ABFM e da Sociedade Brasileira de Radioterapia – SBRT, e com o apoio da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, da European Society for Therapeutic Radiology and Oncology – ESTRO e do Radiological Physics Center - RPC - MDACC.
Criado em 2003, o PQD tem por objetivo principal definir, junto a esses órgãos, procedimentos dosimétricos para utilização das radiações ionizantes a serem aplicadas nos pacientes.