Alunos em Ecologia de Campo   Entre os dias 30 de maio e 06 de junho de 2008, supervisionado pelos professores Helena de Godoy Bergallo, Carlos Frederico D. Rocha, Maria Alice Santos Alves, Mara Cínthia Kiefer e Rosana Mazzoni, o Departamento de Ecologia realizou a disciplina Ecologia de Campo, para alunos de graduação em Ciências Biológicas, na Mata Atlântica da Ilha Grande. A disciplina foi realizada integralmente no campo e contou com a infraestrutura do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS - SR-2) da UERJ na Ilha Grande.

Durante a disciplina os alunos receberam aulas teóricas e práticas sobre temas em Ecologia tropical e realizaram treinamento em várias etapas do processo científico e em técnicas de comunicação científica escrita e oral. Diariamente os alunos distribuídos em equipes de pesquisadores eram orientados para a realização de projetos curtos com uma hipótese a ser testada sobre determinado aspecto de funcionamento da natureza. Um dos projetos curtos foi noturno quando os alunos vivenciaram o funcionamento de organismos noturnos na Mata Atlântica.

Em cada projeto curto os alunos dedicaram a parte da manhã para obter os dados no campo sob a supervisão do professor e, após o almoço eram realizadas as etapas de análise e interpretação dos dados. Ao final da tarde de cada dia eram preparadas transparências para a apresentação oral dos resultados do projeto curto na forma de um mini-simpósio. Os dados apresentados e a forma da apresentação de cada apresentação foram discutidos para lapidar as técnicas de análise de dados e de comunicação científica oral.

Aluna em aula prática de Campo   Após o jantar diariamente ocorreu uma aula teórica e, a seguir, os alunos de cada equipe tiveram até a meia noite para entregar aos professores o relatório completo sobre o projeto curto que realizaram. Esse processo foi repetido diariamente e cada aluno recebia, dos professores, os relatórios do projeto do dia anterior, corrigidos. A cada dia foi observada uma melhora na qualidade da redação científica dos alunos. Nos últimos dois dias os alunos se dedicam a desenvolver um projeto curto individual cuja hipótese eles próprios elaboraram sob a supervisão dos professores.