Aluna Isabela Brito explicando as diferenças entre os caracóis nativos Megalobulimus e o caracol africano Achatina   O Laboratório de Malacologia Terrestre e Límnica do Departamento de Zoologia, sob a coordenação da Profa. Sonia Barbosa dos Santos, desenvolve diversos projetos de pesquisa na Ilha Grande, voltados à taxonomia, biologia e ecologia dos moluscos. Paralelamente aos projetos de pesquisa, atividades de divulgação científica junto à população escolar, visando a conservação da fauna nativa, são desenvolvidas no âmbito do sub-projeto “A Malacologia na Escola”. Uma das atividades foi desenvolvida no dia 28 de maio de 2008, na Vila do Abraão, por ocasião das comemorações da Semana do Meio Ambiente, patrocinada pelo Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentado da Ilha Grande (Ceads), as quais consistiram em palestras ministradas no IEF pela Profa. Sonia Barbosa dos Santos, visando o público adulto, e atividades para as crianças.

As atrizes Patrícia da Silva, caracterizada de Megalobulimus, e Jaqueline Oliveira, caraterizada de Achatina, discutem seus papéis ecológicos.  As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, na Vila do Abraão, com a participação das estagiárias Jaqueline Lopes de Oliveira, Patrícia do Socorro de Campos da Silva e Isabela Cristina Brito Gonçalves. As alunas apresentaram uma pequena peça teatral enfocando os problemas do caracol africano, uma espécie exótica invasora, sobre a fauna nativa, seguida de jogos da memória, exposição de conchas e sessão de pintura e desenhos. Tudo é muito simples, construído com sobras de material que encontramos no próprio lixo da UERJ.
 Foram atendidas cerca de 90 crianças de primeira à quinta série do ensino fundamental.