Entre dezembro 2007 e Janeiro 2008, a ciência brasileira esteve representada na maior expedição polar patrocinada pelo MCT/CNPq.

Através de um programa de cooperação internacional entre Brasil, Chile e Estados Unidos, pesquisadores destes 3 países participaram de uma expedição glaciológica a Península Antártica, uma das regiões no planeta mais afetadas pelo aquecimento global.

A participação do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da Uerj ocorreu através do LARAMG (Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais), pertencente ao Departamento de Biofísica e Biometria.
Estão envolvidos neste projeto 1 aluno de pós-doutorado Alexandre dos Santos Alencar e 1 aluno de doutorado Márcio Cataldo, além de 2 colaboradores a química Lavínia Brito e o professor Sergio Resende. A participação da Uerj é coordenada pelo Professor Heitor Evangelista.

A expedição glaciológica coletou mais de 130 m de gelo antártico, um recorde para a região. As amostras serão encaminhadas para a Uerj para análise microbiológica e datação com radioisótopos, sendo outra fração encaminhada para 2 instituições americanas para análises de metais, “black carbon” e isótopos estáveis de oxigênio.

Todo o trabalho nos Estados Unidos será acompanhado pelos estudantes e professores da Uerj. O objetivo principal da campanha é o melhor conhecimento sobre a influência da Antártica no clima global. Além disso, a Antártica é um rico testemunho da variabilidade ambiental da América do Sul e as análises sobre as amostras de gelo permitirão compreender com maior clareza as tendências do clima sobre o Brasil.