A Agência Internacional de Energia Atômica e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais (LARAMG), vinculado ao Departamento de Biofísica e Biometria do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG) da UERJ, com a participação da FURG e do LABGIS, Núcleo de Geotecnologias da Universidade, oferecem, entre os dias 4 e 8 de abril, um curso, em inglês, para monitoramento de geleiras por satélite.

Todos nós temos acompanhado o impacto do aquecimento global sobre as geleiras de montanha e o quanto isto causa vulnerabilidades para diversas comunidades no globo. Não podemos esquecer a enorme importância dos Andes para o ciclo hidrológico da Amazônia. O objetivo do curso é instrumentalizar representantes de vários países quanto ao uso de ferramentas de satélite (grande parte gratuitas) que permitem o monitoramento de massas de gelo de suas localidades.

Estas ferramentas permitirão que estas pessoas possam saber o atual estágio das geleiras e quais suas tendências futuras. Baseado nisso, novas propostas do uso da água poderão ser usadas em seu benefício. Participarão representantes da Bolívia, Peru, Chile, Rússia, China e Quirsquistão/Ásia Central. Até 100 pessoas  no mundo poderão acompanhar o curso, em tempo real, pelo link https://attendee.gotowebinar.com/register/117890009727214851.