O prof. Anibal Sanchez Moura (DCF/IBRAG) oferece os cursos abaixo:

 

Coordenador: Prof. Dr. Anibal Sanchez Mouera

 
Filosofia da Ciência I (60 horas)
 
Período: setembro/dezembro de 2017)
 
Ementa:
 
Desenvolvimento da formação crítica em ciência. Apresentação das bases do pensamento filosófico. A origem do pensamento filosófico. O conviver do mito, religião, senso comum e ciência na Grécia antiga. Surgimento da cosmovisão a partir dos pré-socráticos, em particular em Thales, Anaximandro, Anaximenes, Heráclito, Pitágoras, Zenão, Demócrito e Leucino (o átomo). Transição Parmênides Sócrates e Platão (Teoria da Forma). O surgimento, significado e potência milenar da metafísica aristotélica. Papel da filosofia patrística grecolatina na expansão da filosofia helenística adaptada às demandas teológicas do cristianismo. Titus Lucretius Carus e “De rerum natura”. A idade média, o neoplatonismo e aristotelismo em Aurélio Agostinho, Severino Boécio, Avicena, Samto Anselmo, Pedro Abelardo, Averróis, Maimônides, Mestre Eckhart, Tomás de Aquino e Nicolau de Cusa. As bases e a aurora do período racionalista;
 
 
Programa Filosofia da Ciência I
 
Dia 13/09. Apresentação da origem do pensamento filosófico. O conviver do mito, religião, senso comum e ciência na Grécia antiga e na Idade Média.
 
Dia 20/09. Sentido e surgimento da cosmovisão a partir nos pré-socráticos, em particular em Thales, Anaximandro e Anaximenes.
 
Dia 27/09. Heráclito, Pitágoras, Zenão, Demócrito e Leucino e o surgimento do “átomo”.
 
Dia 4/10. Legados das principais escolas filosóficas pré-socráticas. As escolas Jônica, Pitagórica, Eleata e Atomista.
 
Dia 18/10. A “Teoria Platônica da Forma” e os primórdios da “logica” na peça “Parmênides” de Platão. Zenão e a transição Parmênides-Sócrates e Platão.
 
Dia 25/10. Aristóteles e a potência milenar da metafísica. A estruturação da “lógica” e sua posição no exercício formal do saber.
 
Dia 8/11. As tensões entre razão e fé. O encontro da idade média com oaparecimento e censura de ‘De rerum natura” (Da Natureza das Coisas) de Titus Lucretius.Carus.
 
Dia 15/11. Papel da filosofia patrística greco-latina na expansão da filosofia helenística adaptada às demandas teológicas do cristianismo.
 
Dia 22/11. O neoplatonismo e aristotelismo em Aurélio Agostinho, Severino Boécio, Avicena, Santo Anselmo, Pedro Abelardo, Averróis, Maimônides e Mestre Eckhart.
 
Dia 29/11. A síntese institucional do pensar em Tomás de Aquino e Nicolau de Cusa.
 
Dia 6/12. Potência do pensamento islâmico na ciência da Idade Média.
 
Dia 13/12. As bases e a aurora do período racionalista;
 
Filosofia da Ciência II (60 horas)
 
Período sugerido: abril/Julho de 2018
 
Ementa
 
Desenvolvimento da formação crítica em ciência. Familiarização com os “instrumentos críticos” disponíveis. Apresentação da Filosofia da Ciência a partir do racionalismo de René Descartes, Baruch Spinoza e Gottfried Wilhelm Leibniz e sua introdução na filosofia moderna com Georg Wilhelm Friedrich Hegel. O empirismpo de John Locke e experimentalismo de David Hume na base da fenomenologia moderna de Edmund Husserl. O positivismo de Auguste Comte e o Positivismo Lógico. O Racionalismo Crítico. O Construtivismo Social e a Revolução Científica de Thomas Kuhn. Desafios atuais da Filosofia da Ciência. Temas contemporâneos em Filosofia da Ciência. Filosofia da Ética Científica. A abordagem dialética da biologia de Richard Levins e Richard Lewontin e a desconstrução da ciência de Jacques Derrida e Felix Guattari.
 
Programa Fisiologia da Ciência II
 
Dia 4/04. A dúvida e o ceticismo metodológico em René |Descartes. O racionalismo e a natureza (Deus) de Baruch Spinoza;
 
Dia 11/04. Gottfried Wilhelm Leibniz e Isaac Newton ; a modernidade e as controvésias em torno do cálculo infinitessimal;
 
Dia 18/04. De Immanuel Kant e os “Prolegômenos a toda Metafísica Futura” a lógica de Georg Wilhelm Friedrich Hegel.
 
Dia 2/05. O empirismpo de John Locke e experimentalismo de David Hume. Da impossibilidade da conexão a priori entre causa e efeito;
 
Dia 9/05. O em sí do fenômeno científico e a fenomonologia moderna de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau Pont (Maurice MerleauPonty La Nature, Notes: Cours Du College de France Traces Ecrites 1995
 
Dia 23/05. O positivismo de Auguste Comte e o Positivismo Lógico. O Racionalismo Crítico:
 
Dia 30/05. O Construtivismo Social e a Revolução Científica de Thomas Kuhn;
 
Dia 6/06. Ética e Ciência em tempos de descontrução;
 
Dia 13/06. Temas contemporâneos em Filosofia da Ciência, da abordagem dialética da biologia de Richard Levins e Richard Lewontin;
 
Dia 20/06. Símbolos e não símbolos na linguagem científica. A coisa e o fato durante a saturação ou adequação simbólica da e na linguagem cintífica Escola de Viena e Ludwig Wittengesntein Os fato e as coisas na crise na da linguagem científica. O armazenamento, processamentio e emisssão dos sinais em redes (o drama dos algoritmos).
 
Dia 27/06. Os “Mil Platôs” de Gilles Deleuze - Félix Guattari . A desconstrução e questionamento na construção social do olhar científico.
 
Dia 4/07. Sistematizando desafios.
 
Bibliografia
 
Stanford Encyclopedia of Philosophy
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HEMPEL, CARL. Filosofia da Ciência Natural. Rio de Janeiro: Zahar. 1970.
 
KLEMKE, E.(ed.). Introductory Readings in the Philosophy of Science. New York: Prometheus Books, 1998. KOYRÉ, Alexandre. Do Mundo Fechado ao Universo
Infinito. Lisboa: Gradiva, 1990.
 
LAKATOS, Imre. A Crítica e o desenvolvimento do conhecimento. SP, Cultrix, 1979
 
NIINILUOTO, I. Critical Scientific Realism. Oxford: Oxford UP, 1999. OLIVA, Alberto.. Epistemologia: a cientificidade em questão. Campinas, Editora Papirus. 1990
 
POPPER, KARL. Conjecturas e Refutações. Brasília, UnB. 1977.
 
WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais. Campinas, Editora da Unicamp, 1993.
 
Aulas expositivas com duração de aproximadamente de duas horas.