Pela primeira vez, o Centro de Estudo Ambientais e Desenvolvimento Sustentável - CEADS está participando formalmente da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, que neste ano tem como tema “A matemática está em tudo”. A semana é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI e ocorre sempre no mês de outubro. O objetivo principal do evento é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo atividades que congregam centenas de instituições em todo o País. A 14ª SNCT ocorrerá entre os dias 23 e 29/10/17. A participação do CEADS este ano deve-se à iniciativa da Profa. Sonia Barbosa dos Santos (DZ/IBRAG), Coordenadora Técnico-Científica do CEADS, que teve o projeto “Ceads-Ilha Grande: Nas ondas da matemática” aprovado em edital do CNPq para financiamento de atividades. Outros docentes do IBRAG participam do projeto, além de pesquisadores de outras unidades da UERJ, apresentando atividades no evento. A exposição “Biocenas: a matemática das formas da natureza” estará disponível de 23 a 27 de outubro de forma contínua, nas dependências do PEIG (Parque Estadual da Ilha Grande) e nas dependências do CEADS. As demais atividades, oficinas e palestras irão ocorrer de forma alternada no CEADS e no PEIG. O evento contará com a participação de escolas dos Municípios de Angra dos Reis e de Mangaratiba, além do público em geral. As atividades visam aproximar a comunidade escolar e demais interessados, aos trabalhos realizados na UERJ, o que está sendo possível devido ao financiamento recebido do CNPq.