Neste ano, o “Dia do Biólogo” começa sob o impacto da notícia que nos atingiu ontem à noite: o incêndio do Museu Nacional e a destruição de um dos maiores patrimônios educacionais e científicos da América Latina.
Causou-nos imensa consternação a perda de um prédio histórico que completou recentemente 200 anos, abrigando coleções científicas das mais importantes para estudos antropológicos, arqueológicos, biológicos, paleontológicos, históricos etc... Mais uma destruição causada pelo descaso e o descuido históricos para com a ciência, com o ensino de graduação e de pós-graduação e com a cultura em seus níveis mais elevados.
O que aconteceu ao Museu Nacional concretiza a falta de investimento e custeio para as instituições públicas de ensino e pesquisa, consolidando a prática de desfinanciamento que tem nos atingido fortemente nos últimos anos, inserida no projeto de desmonte do Estado Brasileiro.
O Museu Nacional, além de toda a sua importância social, cultural e científica, foi cenário de qualificação de muitos profissionais do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG/UERJ). Por isso, a nossa homenagem neste dia é para esta instituição, que não recebeu o devido valor daqueles que deveriam cuidar de seus acervos, mas que deixa um bem inatingível, que é a formação de excelência de centenas de pesquisadores e sua contribuição para a formação da memória brasileira.
Apesar da profunda tristeza que sentimos, devemos continuar a nos mobilizar para que a história e a luta pelas instituições públicas de educação e pesquisa de qualidade não tenham sido em vão! Força para todos nós que ainda acreditamos nesse ideal e o nosso sentimento de solidariedade aos colegas do Museu Nacional e da UFRJ pela perda irreparável e incalculável.