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A educação ambiental é um processo de obtenção de conhecimentos acerca das questões de interação homem-Natureza, onde o indivíduo passa a ter uma nova visão sobre o meio ambiente. O objetivo do trabalho foi o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro lúdico e didático na modalidade “Board Game”, tendo a tartaruga marinha como espécie motivadora, para trabalhar educação ambiental de uma maneira dinâmica e prazerosa. O jogo tem como objetivo levar cada uma das cinco tartarugas que ocorrem no litoral do Brasil, para o alto mar. O jogo começa na areia, onde nascem os filhotes, e de onde partem para viver no alto mar por cerca de três a oito anos. A cada jogada do dado, o participante pode ganhar bônus respondendo perguntas sobre biologia marinha, reciclagem de lixo, história de vida das tartarugas, impacto do homem no ambiente marinho. O jogo incentiva a colaboração entre os jogadores, pois existem situações onde há troca de posições no tabuleiro e cessão de carta de ajuda.
Uma rodada do jogo leva em média 20 minutos. Ao passo que as aplicações do jogo foram ocorrendo em diferentes grupos de estudantes, do Ensino Fundamental II à pós-graduação, poucos ajustes foram feitos no jogo, visando intensificar seu papel lúdico e educativo.
 
Roberto Lourenço da Silva & Gisele Lôbo-Hajdu   - DGen/IBRAG
 
Para maiores informações acesse - http://leduerj.com.br/ecosurbanos/detalhe.php?materia=3716

Tabuleiro do jogo.

Conjunto completo do jogo: tabuleiro, dado, cartas numeradas correspondendo às casas do tabuleiro, cartas pergunta (quiz), cartas SOS, cartas passe livre (permite “pular” a pergunta), bandeiras de sinalização de perigo e de necessidade de ajuda.


Atividades no Espaço Ciência durante a UERJ sem Muros.