Em evento realizado  nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2020, com cerca de 200 participantes de várias regiões do Estado do Rio de Janeiro e de outros estados, ocorreu no Campus Maracanã da UERJ, no auditório João Lyra Filho, o I Simpósio de Papiloscopia Forense do RJ. O evento foi aberto pelo Sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UERJ, Prof. Luiz Antônio Motta, compondo também a mesa de abertura o Diretor do Centro Biomédico, Prof. Jorge Carvalho, a Diretora do IBRAG, Profa. Norma Albarello, os coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense da UERJ, Professores Luís Cristóvão SobrinoPorto e Elizeu de Carvalho e a Profa. Dayse Aparecida da Silva, coordenadora geral do evento. Como autoridades externas, participaram da mesa, o Secretário de Polícia Civil, Dr. Marcus Vinicius de Almeida Braga e o Presidente da Federação Nacional dos Peritos em Identificação Humana, Dr. Antônio Maciel Aguiar Filho. Através de ciclo de palestras e mesas redondas, o evento teve como objetivo a atualização e capacitação de profissionais em identificação humana pela Papiloscopia Forense, bem como estabelecer precedentes para a realização de parcerias e acordos entre a UERJ e Institutos de Perícia em Papiloscopia, visando fomentar o desenvolvimento científico da área no Estado do Rio de Janeiro através da pesquisa em Perícia Papiloscópica.

Fotos: LDD/IBRAG e Paulo Toscano (Assessoria de Comunicação da PCERJ)

Abertura do I Simpósio em Papiloscopia Forense do RJ: Palavras de boas vindas do Sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Prof. Luiz Antônio Motta. Da esquerda para a direita, Sra. Stephanie Treiber (Papiloscopista - IFP), Profa. Norma Albarello (Diretora do IBRAG), Prof. Jorge Jose de Carvalho (Diretor do Centro Biomédico), Prof. Elizeu Carvalho (Coordenador do LDD e do Mestrado Profissional MLSTF) Profa. Dayse Silva, (Coordenadora da UDT-LCTecForense e organizadora do evento), Prof. Luiz Antônio Motta, Sub-reitor de pós-graduação e pesquisa da UERJ, Dr. Marcos Vinícius Braga (Secretário de Polícia Civil), Prof. Luiz Cristóvão Sobrino (Coordenador do Mestrado Profissional MLSTF) e Dr. Antônio Maciel Aguiar Filho, Presidente da Federação Nacional dos Peritos oficiais em Identificação - FENNAPI).

O Secretário de Polícia Civil, Dr. Marcos Vinícius Braga, e o  Presidente da FENNAPI, Dr. Antônio Maciel Aguiar Filho, proferem palestras na abertura do evento para uma plateia de cerca de 200 pessoas.

<b>Prof. Dr. Rafael Del Sarto</b> (Perito Papiloscopista - Policial Civil do Distrito Federal - PCDF) <br />Palestra: Aspectos técnicos-científicos da coleta ao exame de confronto papiloscópico.

<b>Dr. Rodrigo M. Barros</b> (PCDF)  <br />Palestras: Apresentação do caso da 113 Sul / Investigação da composição química de vestígios de impressões digitais: novas perspectivas em Papiloscopia Forense.

Alexandre Tressi (Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro - PCERJ). Palestra: A importância do Papiloscopista na gestão e implementação de políticas públicas.

<b>Jemima de Jesus</b> (Perita Papiloscopista - PCDF). Palestra: Análise e confronto de impressões palmares.

Alexandre Miceli (Perito Papiloscopista - PCERJ). Palestra: Perícia Papiloscópica em artefatos explosivo; manuseando com segurança e dificuldades na manipulação.

Plateia presente na abertura do evento, incluindo profissionais da Polícia Papiloscópica, professores e alunos de Pós-graduação da UERJ. O Chefe de Polícia Civil, Dr. Marcos Vinicius de Almeida Braga prestigia os participantes participando da foto.

Auditório 11 do Pavilhão João Lyra Filho: Plateia presente no encerramento do evento.