Diretoria de Comunicação da UERJ

 

Além das medidas preventivas de enfrentamento da pandemia de coronavírus já anunciadas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, conforme recomendação da Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj e determinação do Governo do Estado, decide suspender por 15 dias, a partir de 16 de março de 2020, todas as modalidades de aulas e demais atividades acadêmicas.
 
Será garantido o funcionamento do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e da Policlínica Piquet Carneiro (PPC).
 
Por ora, as atividades administrativas ficam mantidas, recomendando-se às unidades acadêmicas e administrativas especial cautela quanto aos seus profissionais pertencentes aos atuais grupos de risco: idosos maiores de 60 anos, imunossuprimidos, gestantes, nutrizes e portadores de doenças crônicas descompensadas.
 
A Reitoria e a Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj permanecem atentas à evolução do quadro, às recomendações das autoridades sanitárias e às medidas administrativas do Estado, prontas para o anúncio de novas providências que se fizerem necessárias.
 
Rio de Janeiro, 13 de março de 2020.
 
Reitoria da Uerj 
 
Acesse regularmente o site da UERJ para manter-se atualizado.
 
 
 
Orientações atualizadas
 
A Uerj criou uma comissão para definir protocolos de ação em relação ao coronavírus. O grupo, coordenado pela Vice-reitoria e formado por profissionais das áreas de Saúde, Educação e Comunicação, vai se reunir periodicamente, a fim de monitorar o avanço da doença no Estado do Rio de Janeiro, detectar precocemente qualquer caso suspeito nos campi e manter a comunidade acadêmica informada.
 
A Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj recomendou as seguintes medidas, que foram homologadas pela Reitoria.
 
MEDIDAS DE CONTINGÊNCIA DA COVID-19 INDICADAS NO ÂMBITO DA UERJ
 
 A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), comprometida com o bem-estar de sua comunidade, vem estabelecer as seguintes medidas preventivas no enfrentamento da pandemia de Covid-19, na atual conjuntura.
 
Determinações para a comunidade universitária em geral:
 
  • As viagens não essenciais de docentes, alunos e técnicos-administrativos deverão ser canceladas;
  • Os eventos acadêmicos, científicos, administrativos, culturais e artísticos, tais como shows, exposições, aulas inaugurais, solenidades de posse e homenagens, estão suspensos;
  • A ventilação natural em detrimento do uso de ar condicionado nas salas e ambientes universitários deverá ser adotada sempre que possível;
  • A lavagem frequente das mãos com água e sabão deverá ser incorporada às práticas diárias e recomenda-se a higienização com uso de álcool em gel 70%;
  • Mantenha-se informado por meio dos canais de comunicação oficiais da Uerj, evitando alarmismos e a disseminação de fake news.
 
Determinações para quem retornou de viagem:
  •  
  • Se o indivíduo estiver assintomático, manter quarentena domiciliar de sete dias. Haverá um formulário on-line disponibilizado em breve, que deverá ser preenchido e enviado, sendo a documentação comprobatória (bilhete aéreo ou outro documento que comprove a viagem) entregue ao fim da quarentena na sua unidade;
  • Caso a pessoa apresente sintomas, a recomendação é manter quarentena domiciliar de 14 dias e dirigir-se a uma unidade de saúde imediatamente. Haverá um formulário on-line disponibilizado em breve, que deverá ser preenchido e enviado. Ao fim da quarentena, os alunos deverão apresentar a documentação comprobatória (bilhete aéreo ou outro documento que comprove a viagem, mais atestado médico ou exame médico) na sua unidade acadêmica. Já os servidores, ao fim da quarentena, deverão agendar perícia médica no Dessaúde presencialmente ou pelo telefone 2334-0187 e, na data agendada, apresentar a documentação comprobatória (atestado médico, AIM e outros necessários).
Determinações para quem teve contato com casos confirmados, prováveis ou suspeitos:
 
  • Se o indivíduo estiver assintomático, a recomendação é manter quarentena domiciliar de 14 dias. Haverá um formulário on-line disponibilizado em breve, que deverá ser preenchido e enviado, sendo a documentação comprobatória (atestado médico da pessoa com quem teve contato) entregue ao fim da quarentena na sua unidade.
  • Caso a pessoa apresente sintomas, a recomendação é manter quarentena domiciliar de 14 dias. Haverá um formulário on-line disponibilizado em breve, que deverá ser preenchido e enviado, sendo a documentação comprobatória (atestado médico da pessoa com quem teve contato) entregue ao fim da quarentena na sua unidade. Ao fim da quarentena, os alunos deverão apresentar a documentação comprobatória (atestado médico ou exame médico) na sua unidade acadêmica. Já os servidores, ao fim da quarentena, deverão agendar perícia médica no Dessaúde presencialmente ou pelo telefone 2334-0187 e, na data agendada, apresentar a documentação comprobatória (atestado médico, AIM e outros necessários).
Tais medidas entram em vigor na data de hoje e serão atualizadas de acordo com as orientações dos órgãos de saúde e a avaliação da Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj.
 
Rio de Janeiro, 13 de março de 2020.
 
Aprovado pela Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj e homologado pela Reitoria.
 
Treinamento e leitos isolados no Hupe
 
O Hospital Universitário Pedro Ernesto traçou estratégias para avaliação e assistência de pacientes com suspeita da doença. A unidade não dispõe de emergência, mas aqueles que chegarem encaminhados pelas unidades básicas de saúde passarão por triagem no plantão geral, logo na entrada do prédio. Se houver necessidade de internação, cinco leitos isolados já estão prontos: três quartos, um no CTI e um materno-infantil – destinado especialmente a mulheres grávidas. Outros 12 leitos estão sendo preparados.
 
A equipe vem sendo treinada para identificar critérios clínicos (sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar) e epidemiológicos (histórico de viagem para área com transmissão local ou contato com caso suspeito). Além disso, cartazes sobre formas de se evitar o contágio foram espalhados em toda a unidade. Para garantir a assepsia das mãos, foram adquiridos 850 frascos de álcool-gel 70%.
 
Informação é o melhor remédio
 
Além de se prevenir contra o novo coronavírus, é necessário se proteger também das fake news. E a melhor forma para isso é buscando informações de fontes confiáveis.
 
O Ministério da Saúde desenvolveu um site e um aplicativo para celular (Android e IOS) com todas as informações sobre o novo coronavírus. Nas duas plataformas, você pode tirar dúvidas e ter acesso a um vasto material, como: notícias, cartilhas, vídeos e artes para compartilhar com amigos nas redes sociais.
 
Separamos algumas orientações para você, mas não deixe de acessar o site e baixar o aplicativo disponível gratuitamente no GooglePlay e na AppStore. Você também pode tirar dúvidas pelo Disque Saúde, ligando para o número 136.