Conforme reuniões com as chefias e secretarias do IBRAG, realizadas nos dias 16 e 18/06, segue o resumo dos informes que foram repassados para divulgação ao corpo de técnicos e de docentes da unidade, sobre o Sistema Eletrônico de Informações – SEI. Destacamos que todos os servidores devem fazer o curso, especialmente aqueles em cargos de chefia e de secretaria de departamentos e de programas de pós-graduação.


O que é o SEI?
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de gestão de processos administrativos e documentos eletrônicos. Por enquanto, envolve apenas processos e documento digitalizados que serão anexados aos processos. As CI´s avulsas permanecem tendo o trâmite anterior. O sistema SEI já está ativo na UERJ (https://www.sei.uerj.br/capacitacao/ambiente-de-treinamento/).
 
Por que adotamos o SEI?
Existe um decreto que estabelece o uso de meio eletrônico para a tramitação de documentos nos órgãos.
 
O que muda?
A DCOM não irá mais atuar nos procedimentos em relação aos processos. Os próprios servidores o farão. Os links abaixo levam ao site do SEI. Clique nestes procedimentos na página do site para abrir imagens que indicam as mudanças.
 
 
Perfis de Acesso
Existem 4 perfis. O cadastro do perfil é feito pela Comissão Implantação do SEI. Não sabemos o critério utilizado para definição dos perfis.
 
1. Consulta - Apenas visualização dos processos e menus, sem inserir informações.
2. Colaborador - Permissão para executar as funções disponíveis aos usuários com o perfil básico, porém, este perfil não tem permissão para ASSINAR DOCUMENTOS.
3. Básico - Permissão para executar as seguintes funções:
- Receber processos na unidade;
- Atribuir processos;
- Concluir processos;
- Inserir anotações e marcadores;
- Consultar andamento do processo;
- Realizar consultas de processos e documentos;
- Manifestar ciência;
- Controlar prazos;
- Incluir e assinar documentos internos;
- Incluir e autenticar documentos externos;
- Imprimir documentos ;
- Gerar PDF e zip de processos;
- Tramitar processos;
- Criar e utilizar blocos de reunião, interno e de assinatura;
- Acompanhar as estatísticas de processos e da unidade.
4. Avançado - Permissão para executar todas as funções disponíveis aos usuários com o perfil básico, mais as funções abaixo:
- Iniciar processo;
- Reabrir processo;
-Sobrestar processo;
- Relacionar processo;
- Iniciar processo relacionado;
- Duplicar processo;
- Gerenciar acesso externo;
- Gerar circular.

 

Pontos Focais Setoriais
O Ponto Focal Setorial é o principal responsável pela comunicação entre setores e a Comissão de Implantação do SEI-UERJ. Por enquanto, só existem pontos focais de Diretorias. As Unidades Acadêmicas não possuem ainda pontos focais. Se você tem alguma dúvida, encaminhe um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Como efetuar o login no SEI?
Escrever em usuário brpersoncpf = colocar o CPF
Ex: brpersoncpf = 123.456.987-66
Senha: a mesma senha do seu ID Único UERJ
Órgão : UERJ
Obs: O acesso é pessoal, visto que é feito por meio do CPF, não existe acesso ao sistema SEI por meio de departamento.
 
Como obter acesso?
Se não conseguir acesso ao sistema SEI, terá que realizar o cadastro no ID Único da Uerj em ID Único UERj (www.uerj.br/serviços-tic/id-unico/), abrir ou reativar sua conta de e-mail pessoal institucional. Se mesmo assim não conseguir, entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Curso do Sistema SEI
Todos os servidores da UERJ devem fazer (técnicos e docentes), especialmente as chefias e secretários de cada departamento e de programas de pós-graduação. Destacamos a importância de mais de uma pessoa saber lidar e ter acesso ao sistema SEI, devido a férias, licenças etc.
 
Prazo: até dia 30/06 para realizar o curso, com carga horária de 20h.
Obs: O curso roda no navegador Chrome, mas somente no Firefox, as notas das avaliações são contabilizadas.
 
Dúvidas surgidas nas reuniões do IBRAG:
 
  1. Cada servidor que realizar algum trâmite com o processo terá o seu CPF ligado a essa ação. Sua responsabilidade fica interligada a esta ação específica, não ao processo como um todo;
  2. E-mail da UERJ: Os servidores que não realizaram o recadastramento de suas contas antigas até o dia 12 de maio de 2020, tiveram suas contas encerradas e precisam criar uma nova, utilizando o sistema automatizado.

 

Para o servidor criar uma conta pessoal, é necessário acessar o endereço www.asce.uerj.br e seguir os seguintes passos:
  1.  Faça o login informando o CPF e a senha do ID Único Uerj;
  2.  Selecione a opção “Novo E-mail”;
  3.  Será exibida a tela com as informações do e-mail a ser criado;
  4.  Clique em “Criar e-mail”;
  5.  Depois de criado o e-mail com sucesso, selecione “Ativar E-mail” no menu;
  6.  Após ler os “Termos de uso do e-mail uerj.br” e marcar a opção “Aceito os termos acima”, aparecerá na tela os e-mails associados ao seu ID Único;
  7.  clique em “Ativar E-mail” para ativar a conta correspondente;
  8.  A senha do e-mail é a mesma do ID Único.