O Laboratório Virtual de Paleontologia Quantitativa foi implementado como um centro de informações para a disseminação e intercâmbio de conhecimento sobre métodos quantitativos e computacionais em paleontologia. Embora bastante difundida em literatura internacional, a paleontologia quantitativa ainda é pouco aplicada pela comunidade paleontológica nacional. Nesse contexto, o Laboratório Virtual pretende assessorar pesquisadores e estudantes quanto à seleção e aplicação de métodos quantitativos e computacionais nas diversas áreas da paleontologia.

O Laboratório Virtual de Paleontologia Quantitativa possui um Comitê Gestor coordenado pelo Dr. Mauro J. Cavalcanti da Ecoinformatics Studio e ComCiência Editorial (RJ) e é composto pelos professores doutores Valéria Gallo (UERJ, RJ), Douglas Riff (UFU, Uberlândia), Luciano Leal (UESB, Jequié) e Lucy Gomes de Souza (MUSA, Manaus), e pelos alunos Leonardo Lobo (MN/UFRJ, Rio de Janeiro - doutorando) e Ana Laura Paiva (USP, Ribeirão Preto - mestranda). O Comitê Gestor é encarregado de supervisionar as atividades do laboratório, propor atividades e encaminhar pesquisadores e estudantes.

O site do Laboratório Virtual está acessível no endereço https://paleolab.heliohost.org, no qual o usuário deverá cadastrar-se e já terá acesso a listas de referências bibliográficas e de links.

Esta iniciativa tem apoio da ComCiência Editorial, Ecoinformatics Studio e Biotupé. Maiores informações com a professora Valéria Gallo, do Departamento de Zoologia (DZ/IBRAG).