O estudo, coordenado pela Dra. Cátia Henriques Callado, do Departamento de Biologia Vegetal (DBV/IBRAG), registrou 49 espécies de plantas ameaçadas de extinção que estão preservadas na Ilha Grande. 
<i>Hippeastrum striatum</i> (Lam.) Moore Espécie em perigo de extinção (EN)  Imagem: Carla Y Gubáu ManãoO estudo, coordenado pela Dra. Cátia Henriques Callado, do Departamento de Biologia Vegetal (DBV/IBRAG), registrou 49 espécies de plantas ameaçadas de extinção que estão preservadas na Ilha Grande. 
O trabalho foi publicado em novembro de 2020 e contou com uma equipe multidisciplinar formada por integrantes do Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande, do Projeto Flora da Ilha Grande e do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Esse registro compreende apenas as angiospermas, que são plantas com flores e frutos, indicando que a lista pode ser bem maior ao se considerar os outros grupos de plantas, como briófitas, samambaias e licófitas.
Resultados desta natureza reforçam a importância da região no sul do estado do Rio de Janeiro para a conservação e como parte integrante do único sítio brasileiro que é reconhecido como Patrimônio Mundial de Cultura e Biodiversidade pela UNESCO.
Link para acesso ao artigo: