Do Prêmio:
No dia 23 de novembro de 2021, foi realizada a 12ª edição do Prêmio Luísa Pinho Sartori, organizada pelo Instituto de mesmo nome, sendo a segunda edição virtual devido à Pandemia de Covid-19.
 O prêmio tem por objetivo incentivar alunos de graduação, de sete universidade do Estado (UERJ, UFRJ, UNIRIO, UFRRJ, UVA, IFRJ e PUC-Rio), que possuam projetos voltados à conservação. 
Neste ano, a Cerimônia de Premiação contou com a palestra da Drª Suzana Pádua, conselheira do Instituto Luísa Pinho Sartori e fundadora do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), intitulada “Como o mico-leão-preto mudou o rumo da minha vida.”, na qual Suzana contou um pouco de sua história como fundadora do IPÊ, conservacionista e divulgadora científica, desde o início junto ao marido Cláudio Pádua que trabalhava com o mico-leão-preto, no atual Parque Estadual do Morro do Diabo, no Pontal do Paranapanema. 
 
Do Premiado:
Caio Max é aluno de graduação do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG/UERJ). Desde 2018, Caio integra o Laboratório de Ecologia de Aves e Comportamental da UERJ, sob orientação da Prof. Drª Maria Alice dos Santos Alves, do Departamento de Ecologia. Foi bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ (2019-2021) e desenvolve sua pesquisa sobre o impacto da predação de ninhos em duas aves endêmicas de Mata Atlântica, sendo uma delas o formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), ave restrita ao ambiente de restinga, ameaçada de extinção devido às pressões da perda de habitat e da predação por saguis invasores do gênero Callithrix. 
 
Ganhadores do Prêmio:
Artur Malecha Teixeira – UFRJ – O Acordo de Paris será capaz de proteger a biodiversidade brasileira das mudanças climáticas?
Caio Max Bastos Araujo – UERJ – Predação de ninhos e estimativa de densidade populacional de Thamnophilus ambiguus e Formicivora littoralis (Aves, Thamnophilidae) em ambientes de mata atlântica: contribuindo para direcionar ações de conservação de aves endêmicas e de distribuição restrita
Yuri Teles dos Santos – Universidade Veiga de Almeida – Impacto da pandemia de covid-19 no atropelamento de animais silvestres na Br-040
 
Link da Cerimônia: https://youtu.be/9LoFEmYKptQ